Menu

Rota privada: Governo de Minas concede à iniciativa privada rota onde está a Gruta de Maquiné

O governo de Minas Gerais homologou nesta terça-feira (2) a concessão pública, por 28 anos, das atividades de ecoturismo dos espaços que integram a Rota das Grutas Peter Lund, conjunto de três unidades de conservação e que abriga a Gruta de Maquiné, localizada no município de Cordisburgo, na região Central. Essa é a primeira concessão do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc).

Foto: Lincon Zarbietti / O TempoFoto: Lincon Zarbietti / O Tempo

Conforme o Executivo, o consórcio Gestão Parques MG - Urbanes - B21 será responsável por um investimento de R$ 12 milhões em melhorias estruturais e reformas. Compõem a Rota Lund o Parque Estadual do Sumidouro, localizado nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, e os monumentos naturais estaduais Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, e Peter Lund, em Cordisburgo. As três unidades recebem, juntas, cerca de 115 mil visitantes por ano.

Entre as melhorias previstas estão: manutenções nas estruturas e reformas nos centros de visitantes das três unidades de conservação que integram a Rota Lund; abertura do Museu do Castelinho, no Parque Estadual do Sumidouro; prestação de serviços de alimentação e também melhorias na acessibilidade e segurança dos usuários.

Economia

Esse contrato deve permitir uma economia de R$ 4 milhões nos cofres públicos do Estado por ano com gastos de manutenção. "É um momento muito importante para o meu governo. Trata-se do início da concessão dos parques estaduais. Isso significa que o Estado vai ter mais recursos para a Saúde, para a Educação e para a Segurança. A partir de agora, esse parque natural tão bonito que compõe a Rota Lund vai receber investimentos do setor privado, e estará muito mais apto para receber os turistas", afirmou o governador Romeu Zema.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, essas privatizações só beneficiam a população. "Com essa concessão, que é a primeira sob a gestão do governador Romeu Zema, poderemos garantir que esses equipamentos públicos tão importantes tenham sua estrutura preservada e melhorada. Além disso, o Estado deixará de gastar com manutenção e poderá investir esses recursos de forma inteligente em outros projetos", analisou.

Parc

No total, 20 unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) fazem parte do Parc e terão licitação concluída até o final de 2022, conforme o governo. São elas:

- Parque Estadual do Ibitipoca (Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca – Zona da Mata);
- Parque Estadual do Rio Preto (São Gonçalo do Rio Preto – Alto Jequitinhonha);
- Parque Estadual do Rio Doce (Dionísio e Marliéria – Rio Doce);
- Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa e Pedro Leopoldo – Centro Norte);
- Parque Estadual Serra do Rola-Moça (Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho e Ibirité – RMBH);
- Parque Estadual do Pico do Itacolomi (Ouro Preto e Mariana – Centro Sul);
- Parque Estadual do Biribiri (Diamantina – Alto Jequitinhonha);
- Parque Estadual da Serra do Papagaio (Airuoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto – Sul);
- Monumento Natural Peter Lund (Cordisburgo – Centro Norte);
- Monumento Natural Gruta Rei do Mato (Sete Lagoas – Centro Norte);
- Parque Estadual de Nova Baden (lambari – Sul);
- Parque Estadual Mata do Limoeiro (Itabira – Rio Doce);
- Floresta Estadual do Uaimii (Ouro Preto – Centro Sul);
- Parque Estadual Serra do Brigadeiro (Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Muriaé, Pedra Bonita e Divino – Zona da Mata);
- Parque Estadual do Pico do Itambé (Santo Antônio do Itambé, Serro e Serra Azul de Minas – Alto Jequitinhonha);
- Parque Estadual Serra Nova e Talhado (Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Porteirinha e Riacho dos Machados – Norte);
- Parque Estadual da Lapa Grande (Montes Claros – Norte);
- Parque Estadual do Pau Furado (Araguari e Uberlândia – Triângulo);
- Parque Estadual Serra das Araras (Chapada Gaúcha – Alto Médio São Francisco);
- APA Estadual Parque Fernão Dias (Betim, Contagem – RMBH).

Da Redação com Otempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos