Menu

Coronavírus: 85% das cidades mineiras já tiveram mortes decorrentes da doença

A Covid-19 já causou mortes em 732 dos 853 municípios mineiros – ou 85% das cidades do estado. A informação consta no boletim epidemiológico desta segunda-feira (25). Todos os municípios já tiveram pelo menos um morador infectado.

Foto: EFE/EPA/Etienne LaurentFoto: EFE/EPA/Etienne Laurent

Até esta segunda-feira (25), Minas Gerais já teve 693.550 casos confirmados de coronavírus, dos quais 14.305 acabaram em morte. Foram 2.697 novas notificações de infectados em 24 horas e 26 novos óbitos em um dia.

Dentre os pacientes infectados pela Covid-19, 65.013 seguem em acompanhamento, internados ou em isolamento domiciliar. E 614.232 mineiros são considerados "recuperados" da doença, ou seja, são pessoas que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de dez dias e estão há 72 horas assintomáticos e sem intercorrências.

Ao todo, 637.336 mineiros já tiveram que ficar em isolamento domiciliar, à espera da recuperação de infecção por Covid-19, desde o início da pandemia. Outros 56.214 tiveram o quadro mais grave da doença e precisaram de internação hospitalar, na rede pública ou privada.

Preocupação em Belo Horizonte

Pela primeira vez em janeiro, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 está abaixo de 80%. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), divulgado nesta sexta-feira (22), o índice está em 79,3%. Mesmo com a pequena queda, a situação continua em nível vermelho de alerta.

A última vez em que este número ficou abaixo de 80% foi no dia 30 de dezembro de 2020, com 79%. No dia 11 de janeiro, quando o comércio não essencial voltou a ser fechado na capital, BH bateu recorde de ocupação de leitos de UTI, com 86,5%.

Ao todo, 2.165 pessoas já morreram com a Covid-19 na cidade. Desde o início da pandemia, 81.654 pessoas já se contaminaram com o coronavírus em Belo Horizonte. Dessas, 5.395 continuam em acompanhamento médico.

A cidade está fechada para atividades não essenciais desde o último dia 11 de janeiro, para tentar frear o avanço da pandemia.

A taxa de ocupação de leitos de UTI é apenas um dos indicadores de monitoramento da pandemia em Belo Horizonte. A análise da administração leva em conta também a taxa de ocupação de leitos de enfermaria destinados a pacientes com coronavírus e a taxa de transmissão da doença, estes dois em nível amarelo de alerta.

O RT, como é chamada a taxa de transmissão, representa o número médio de pessoas para as quais um indivíduo contaminado pode transmitir a doença. Quando esse número é igual a 1, a situação é considerada estável: uma pessoa transmitindo apenas para outra. Atualmente, em BH, o RT está em 1,01.

Ainda segundo a PBH, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 era de 65% na sexta-feira.

Com Portal G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos