Menu

Diretoria da Cemig é investigada pelo Ministério Público Estadual por supostas irregularidades

O Ministério Público Estadual está investigando supostas irregularidades praticadas pela diretoria da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O inquérito civil apura possíveis irregularidades praticadas pela diretoria da empresa.

Foto: Divulgação CemigFoto: Divulgação Cemig

Entre elas está a pretensão de mudar a sede da Cemig para o estado de São Paulo, com o objetivo de deixar de recolher o ICMS aos cofres do estado de Minas Gerais.

Segundo a investigação, a Cemig também está contratando o escritório de advocacia Lefosse, sem licitação, para tratar de assuntos supostamente suspeitos, além de outras irregularidades para facilitar o processo de privatização da empresa.

A Cemig declarou que é completamente infundada a mudança da sede, mas afirmou que estuda a possibilidade de ampliar os canais de venda de energia elétrica e abrir uma filial no estado de São Paulo.

Sobre a contratação do escritório de advocacia, informou que isso foi feito em um processo de seleção com outros quatro locais e que o vencedor apresentou a melhor equipe pelo menor preço.

O Sindieletro, sindicato que representa os eletricitários, afirmou que o escritório Lefosse tinha como sócio Eduardo Soares, atual diretor de regulação e do jurídico da Cemig.

O sindicato reclama do afastamento de cinco funcionários de carreira, um superintendente e quatro gerentes de área de suprimentos e logística, realizado pela Cemig na semana passada. O objetivo seria acelerar o processo de privatização da empresa.

A empresa confirmou que afastou os servidores, mas alega que isso aconteceu após denúncia do Ministério Público. Também disse que Eduardo Soares saiu do escritório antes da contratação.

A Promotoria do Patrimônio Público não revelou o conteúdo dessa investigação, que corre em sigilo. Há suspeita de desvio de materiais e equipamentos utilizados nas linhas de distribuição de energia e de fraudes com dinheiro público.

Com Portal G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos