Menu

Análise dos esgotos em BH e Contagem revela aumento 'generalizado' de infectados pela Covid-19

O boletim mais recente da análise de esgoto de Belo Horizonte e Contagem, divulgado nessa sexta-feira (27), revelou um “aumento generalizado” na detecção do novo coronavírus, na última semana de estudo nas regiões que recebem resíduos das duas cidades.

Foto: Divulgação PBHFoto: Divulgação PBH

Em BH, a população total infectada estimada alcançou cerca de 600 mil pessoas. Na semana anterior eram 500 mil. Em Contagem, o número estimado de casos mais que dobrou em relação às duas semanas anteriores, chegando a cerca de 300 mil pessoas.

“Este cenário reflete o aumento da circulação do vírus em Belo Horizonte e mostra fortes indícios de novo agravamento da pandemia na capital. Ressalta-se, então, a importância do fortalecimento de medidas de prevenção e controle para redução da disseminação do vírus no município”, afirmam os pesquisadores.

Segundo a pesquisa, o aumento da carga viral detectada nos esgotos foi “acentuado” em cinco das sub-bacias pesquisadas. Sobre algumas sub-bacias na região do Ribeirão do Arrudas, os pesquisadores destacam os aumentos consecutivos nas últimas seis semanas de estudo. Na bacia do Onça, em oito pontos de coleta foram observados “aumentos exacerbados dos percentuais de população infectada”.

O projeto-piloto é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis), coordenado na UFMG, em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Secretaria estadual de Saúde.

Da Redação com SMS-BH/IT



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos