Menu

Projeto Jaíba é tema de audiência pública na Assembleia

BELO HORIZONTE (04/08/09) - O presidente da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), Celso Cota Neto, e o vice-presidente, Paulo Cesar Bregunci, participam, nesta quarta-feira (5), às 10h, da Audiência Pública sobre o Projeto Jaíba, solicitada pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Serão debatidas reivindicações dos pequenos produtores rurais assentados no Projeto Jaíba e região, tais como: titulação das glebas ocupadas pelos agricultores familiares, redução do custo de energia elétrica para irrigação, melhorias no escoamento dos produtos e financiamento da produção, pelo Governo de Minas, e de equipamentos para modernização do sistema de irrigação.

Nesta terça-feira (4), às 17h, a Ruralminas entrega as escrituras dos lotes para 60 famílias de pequenos produtores assentados na área do Projeto, que são terras públicas de propriedade da Ruralminas. Com o documento, as famílias poderão efetivar a transferência de propriedade, passando a ser o verdadeiro dono dos lotes.

A Ruralminas iniciou a implantação do Projeto Jaíba (Norte de Minas) na década de 70. Foram selecionados 100 mil hectares para a implantação de um perímetro irrigado, divididos em quatro etapas (Jaíba I, II, III e IV), sendo que as duas primeiras já estão implantadas e as restantes estão em fase de planejamento. A Ruralminas pretende realinhar as suas ações e agregar parcerias com instituições, para que o Projeto de Irrigação do Jaíba seja cada vez mais uma atividade que gere emprego e renda e movimente o comércio local, se consolidando como pólo agregador de desenvolvimento na região.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), aproximadamente 9,4 mil hectares da Etapa 1 do Jaíba estão divididos entre famílias de pequenos produtores e grupos empresariais; 70% da área estão em produção. O tamanho dos lotes é de cinco hectares e a predominância na ocupação das glebas é de pequenos produtores (cerca de 1.800 famílias). Na Etapa 2, o tamanho dos lotes varia de 10 a 90 hectares e as áreas já estão produzindo em nível empresarial.

No ano passado, a produção nas duas áreas do projeto foi de aproximadamente 500 mil toneladas (incluindo a área destinada ao cultivo de cana-de-açúcar da Etapa 2). Dentre os produtos cultivados com o suporte da irrigação, o limão é um dos campeões de vendas para o exterior. O Jaíba tem ainda uma produção significativa de banana, manga, melão e maracujá.

Serviço

Entrega de escrituras às famílias de pequenos produtores
Data: 4 de agosto (terça-feira) Horário: 17h
Local: Centro Comunitário de Mocambinho – Rua I, sem número
Centro (Distrito de Mocambinho) – Município de Jaíba

Audiência Pública sobre o Jaíba
Data: 5 de agosto (quarta-feira) Horário: 10h
Local: Centro Comunitário de Mocambinho – Rua I, sem número
Centro (Distrito de Mocambinho) – Município de Jaíba
** Presidência e equipe da Ruralminas estarão à disposição da imprensa, no local, às 12h.
 
Agência Minas
 


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos