Logo

Poetas radicais são os homenageados do Terças Poéticas

Os admiradores da poesia radical podem se preparar para o Terças Poéticas, desta terça-feira (19). Com entrada franca, os Jardins Internos do Palácio das Artes recebem os poetas argentinos Sebastián Moreno e Laia Ferrari. A partir das 18h30, o público confere uma performance baseada na poesia e nas relações entre os cinco poetas homenageados que modificaram e modificam a arte poética: Alejandra Pizarnik, Antonin Artaud, Arthur Rimbaud, Joaquim Palmeira e Oliverio Girondo. Além da homenagem, os poetas convidados lançam o livro de poesia e textos curtos, Dos Gotas y un impermeable.

Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e Suplemento Literário e apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. A próxima edição acontece no dia 26 de maio e traz a poesia de Jorge Luís Borges interpretada por Tonico Mercador.

Lembrando: ainda estão abertas as inscrições para os interessados em se apresentar no Terças Poéticas 2009. O prazo foi prorrogado até o dia 05 de junho. Detalhes no site www.palaciodasartes.com.br

Sebastián Moreno

Nasceu em Buenos Aires, em 1985, em Buenos Aires, na Argentina e trabalha com teatro, cinema, rádio e fotografia. Sebastián realizou seminários e cursos de teatro em Buenos Aires, Rosário, e no Uruguai. Em 2006 o poeta criou, com Gervasio Monchietti, uma performance sobre a vida e obra poética de Alejandra Pizarnik: La rebelión en el lenguaje. Em 2007 ele criou, também com Monchietti, o Tropofonia. O projeto artístico realizado na Argentina, Uruguai e Brasil possui três programas de rádio, editorial para publicação de livros, revista bimestral e apresentações ao vivo.

Em janeiro de 2009, Sebastián chegou a Belo Horizonte, a convite de Wilmar Silva, com quem desenvolve alguns projetos artísticos, como a performance "Eusmaranhados", também com Laia Ferrari, e o Tropofonia Belo Horizonte, pela Rádio Educativa UFMG. O poeta realiza ainda a tradução ao espanhol do livro Estilhaços no Lago de Púrpura, de Wilmar Silva, publicando na Argentina pela Tropofonia Editorial.

Laia Ferrari

Nasceu em Barcelona, agosto de 1981, e viveu quase toda a sua vida em Rosário, Argentina. Estudou Teatro na Escola de Teatro e Títeres de Rosário, e se especializou em Direção Teatral. Laia participou, como assistente de direção, de técnica de luz e de som em várias peças teatrais da cidade. Em fevereiro de 2008, junto com Sebastián Moreno, realizou um projeto que compreende atividades culturais em distintas cidades da América Latina. Em outubro de 2008 participou do XVI Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves, RS, onde foi apresentado o filme Talitha, realizado na Argentina, autoria de Laia e Sebastián.

Alejandra Pizarnik – poeta radical

Nasceu em Buenos Aires, em abril de 1936. Pizarnik estudou filosofia e letras na Universidade de Buenos Aires. Sua poesia e prosa fizeram dela uma artista admirada e estudada em todo o mundo, recebendo edições de sua obra em muitos países. Livros como Árbol de Diana, Extracción de la piedra de locura, El Infierno Musical constituem uma das vozes mais importantes da poesia de vanguarda de língua espanhola. Alejandra Pizarnik morreu em 25 de setembro de 1972.

Arthur Rimbaud – poeta radical

Nasceu em Charleville, França, em 1854, e com vinte anos produziu uma poesia que revolucionou a literatura de todos os tempos, com uma poética criada a partir dos desregramentos dos sentidos. Sua poesia recebeu traduções e publicações em todo o mundo, tornando-se uma referência para os estudiosos da arte. Une Saison en Enfern e Iluminatios são leituras obrigatórias da arte poética. Rimbaud permanece rodeado de grandes mistérios, sendo um mito estudado por biógrafos que acumulam sua vasta biografia. O poeta faleceu em Marselha, França, em 10 de novembro de 1891, com 37 anos.

Antonin Artaud

Nasceu em Marselha, França, no dia 4 de setembro de 1896. Artaud tornou-se conhecido como um poeta maldito, sendo também um dos criadores do surrealismo e das vanguardas européias. O teatro passou a existir antes e depois de Artaud com O Teatro e seu duplo, obra na qual apresenta o conjunto de idéias que constituíram o teatro da crueldade. Artaud defendeu uma linguagem que pudesse exprimir objetivamente verdades secretas, mais concreta que a utilizada para falar da esfera psicológica. Por isso, o teatro da crueldade é um ritual, valorizando o gestual e o objeto, trocando o lugar de palco e platéia. Antonin Artaud morreu em Paris, em março de 1948.

Oliverio Girondo

O argentino Oliverio Girondo nasceu em Buenos Aires, em agosto de 1891, e é considerado um dos poetas latino-americanos mais inventivos de sua geração, ao lado do peruano César Vallejo e do chileno Vicente Huidobro. Girondo é visto ainda como o maior poeta argentino do século XX, superior, em poesia, ao próprio Jorge Luis Borges. Sua obra chegou à mais alta expressão artística com o livro En la masmédula, traduzida por Régis Bonvicino e publicada no Brasil com o título de A medula do zero, um livro único que fez de Girondo um expoente da poesia experimental. O poeta traduziu ainda, ao lado de Enrique Molina, Una temporada en el infierno de Arthur Rimbaud.

Joaquim Palmeira

Nasceu em Rio Paranaíba, Brasil, em 1965, e vive em Belo Horizonte desde 1986. Poeta experimental, em constante busca de uma poesia em diálogo com a arte de invenção, desenvolve um trabalho que o coloca como um dos autores brasileiros que modificaram o pensamento sobre a arte de fazer poesia, com uma poética que rompe com a vanguarda, em livros como Cachaprego e Anu. Joaquim Palmeira é um dos poetas vivos mais interessantes da atualidade no Brasil, e tem participado de bienais e feiras de literatura no Brasil e no exterior, com obras traduzidas ao espanhol, francês e inglês.

Serviço

Evento: Terças Poéticas
Data / Horário: 19.05 (terça-feira): às 18h30
Local: Jardins Internos do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, Centro)
Entrada franca
Informação: 3236-7400
www.palaciodasartes.com.br
 
 
Agência Minas


Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks