Menu

Vazão do Rio Itabirito aumenta possibilidade de enchentes

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta os moradores dos municípios situados às margens do Rio das Velhas, como Nova Lima, Raposos, Sabará e Santa Luzia, para que fiquem atentos nesta quarta-feira (17) quanto à vazão do Rio Itabirito, que está bastante elevada. Não há nenhum controle sobre suas águas, pois o afluente do Velhas está situado abaixo da barragem da Usina Rio de Pedras. A possibilidade de enchentes deve diminuir a partir desta quinta-feira (18).

No município de Itabirito, na região Central, onde está localizada a usina da Cemig, a situação da barragem é normal, recebendo em média 85 m³/s e vertendo praticamente a mesma quantidade. Porém a situação do Rio Itabirito é preocupante, pois seu nível está três vezes acima da média, com cerca de 300 m³/s de vazão.

O aumento da vazão é conseqüência das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) desde a noite de domingo (14). Em apenas três dias, o volume alcançou 330 mm, o que equivale a 88% da média histórica do mês de dezembro. Há ocorrências em função das chuvas em todas as regiões do Estado, mas é no Leste, no Oeste e na Zona da Mata que a situação tem merecido maior atenção.

De acordo com a Cemig, o pico da frente fria ocorreu durante esses três dias e tende a diminuir a partir desta quarta-feira (17), restando ainda chuvas esparsas. Na Bacia do Rio das Velhas, o nível das águas tem subido acima da média, quadro que deve permanecer até o final do dia.

De acordo com o superintendente de Planejamento e Operação da Cemig, Evandro Leite Vasconcelos, essa situação tende a se normalizar a partir de quinta-feira (18). Ele ressalta que só na primeira quinzena de dezembro o volume de chuvas já atingiu a média histórica do mês inteiro.


AGÊNCIA MINAS



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos