Menu

Aprimoramento da defesa sanitária animal marca 2008

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
Durante o ano de 2008, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) investiu mais de R$ 1 milhão no aprimoramento das atividades de defesa sanitária animal. Sistemas informatizados, capacitações e aquisições de equipamentos foram os principais avanços da autarquia.

As atividades do IMA estão passando por um período de mudanças rumo a uma nova e moderna metodologia de trabalho. Exemplos disso são os novos sistemas informatizados do órgão que vêm modernizar e agilizar os trabalhos de defesa sanitária no Estado.

Desde 1º de novembro, as ações do IMA referentes ao cadastro de bovinos e bubalinos funcionam via Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). A emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e a atualização de vacinação e cadastro de produtores são realizadas por todas as unidades do instituto através do Sidagro, que também contempla a área vegetal.

Outro software que contempla a área animal foi implantando e já opera no IMA desde setembro. Trata-se do Sistema de Georeferenciamento e Defesa Sanitária Animal (GeoDsa), que gerencia atividades do setor de aves e suínos. Sua utilização é obrigatória aos 113 médicos veterinários habilitados, que têm que enviar semanalmente os relatórios de movimentação de aves e suínos no Estado, já que eles emitem GTA pelo sistema.

Além disso, foram adquiridos diversos equipamentos como computadores, impressoras, veículos, GPS, seringas, que foram enviados a diversos escritórios seccionais do IMA espalhados no estado. Centenas de técnicos também foram capacitados e diversas atividades rotineiras do órgão foram intensificadas e obtiveram resultados significativos.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, acredita que os aprimoramentos ocorridos em 2008 já refletem no agronegócio mineiro. “Atualmente, 47% das propriedades aptas a exportar carne para a União Européia (UE) estão em Minas, um exemplo que reflete o bom trabalho realizado no âmbito de defesa sanitária animal. Esperamos avançar ainda mais e abrir novos mercados para Minas Gerais,” concluiu o dirigente. O país possui 676 propriedades aptas a exportar para a UE sendo que dessas 316 estão em Minas. Porém esses dados são constantemente atualizados.
 
AGÊNCIA MINAS


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos