Menu

Minas revê listas de fauna e flora ameaçadas de extinção

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
A revisão das listas de espécies da flora e fauna de Minas Gerais ameaçadas de extinção será lançada nesta segunda-feira (15), às 20h, na Fiemg Trade Center. O trabalho é resultado de estudos encomendados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) à organização não governamental Fundação Biodiversitas, em parceria com a Conservação Internacional (CI – Brasil). O lançamento das listas integra evento comemorativo de 20 anos de atuação da Fundação Biodiversitas.

O trabalho de revisão das listas mineiras homologadas em 1995 (fauna) e 1997 (flora) contou com a participação de cerca de 150 pesquisadores. As versões atualizadas desses estudos serão disponibilizadas em CD ROM e poderão ser consultadas em um banco de dados criado para facilitar o acesso de gestores, pesquisadores e técnicos.

O gerente de Proteção à Fauna, Flora e Bioprospecção do IEF, Miguel Ribon, destaca a importância da publicação dessas listas para um Estado como Minas Gerais, que figura entre os mais ricos em biodiversidade do País. “Considerando a vasta superfície de Minas, estes documentos servem, principalmente, para orientar a adoção de medidas e estratégias por meio de projetos e programas específicos para a recuperação das espécies ameaçadas e para conter o tráfico e comércio ilegal de plantas e animais”, explica.

Em Minas, ações do Projeto Estruturador “Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica”, executado pelo IEF, são ferramentas para a proteção da biodiversidade do Estado. Entre as ações do programa, a ampliação e implantação de áreas protegidas no Estado representam estratégias para a conservação das espécies de animais e plantas sob risco de extinção. Até 2011 estão previstas a criação de 400 mil hectares de Unidades de Conservação (UC) e a regularização de mais de 150 mil hectares.

A proteção e recuperação de habitats, pesquisas realizadas nas UCs, ações de fiscalização, monitoramento e educação ambiental, além do controle e combate aos incêndios florestais, integram as medidas estratégicas desenvolvidas pelo IEF para a preservação da fauna e da flora.

A revisão periódica das listas é um recurso fundamental para subsidiar a definição de medidas efetivas para a reversão do quadro de risco para as espécies ameaçadas. “Além de ser um eficiente instrumento legal de proteção, as listas vermelhas devem servir como um alerta para a crescente degradação do patrimônio genético mundial e indicar regiões onde os esforços de conservação são mais urgentes”, explica a pesquisadora da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, Miriam Pimentel Mendonça.

Serviço:
Evento: 20 Anos da Biodiversitas - Lançamento das Listas Vermelhas das Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção em Minas Gerais -
Local: Fiemg Trade Center - Rua Timbiras, 1.200 – Funcionários - Belo Horizonte
Horário: 20h

Informações: (31) 3219-5209

AGÊNCIA BRASIL


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos