Menu

Feam e Subseam criam programa de coleta seletiva de lixo

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

Em reunião presidida pelo subsecretário de Assuntos Municipais, Romel Anízio Jorge, 37 prefeitos do interior do Estado assinaram, nessa terça-feira (2), o termo de adesão ao Projeto de Capacitação para Coleta Seletiva. O encontro, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), selou a parceria entre a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e a Subsecretaria de Estado de Assuntos Municipais (Subseam).

O objetivo do projeto é o treinamento de servidores municipais para coleta seletiva de lixo. As prefeituras que assinaram o termo e aderiram ao projeto receberão da Feam cestos e contêineres necessários à implantação da coleta. O papel da Subseam é possibilitar o intercâmbio entre as administrações municipais e a Fundação.

 


Os prefeitos presentes conheceram os programas desenvolvidos pela Feam e a Subseam, relativos ao tratamento de lixo. O presidente da Fundação, José Cláudio Junqueira, explicou o “Minas Sem Lixões”, programa criado, em 2003, com a Fundação Israel Pinheiro e que tem como meta extinguir 80% dos lixões no Estado.

Romel Anízio apresentou o programa “Lixo Sustentável”, que visa à implantação de aterros sanitários nos municípios. A primeira etapa do programa já está concluída; foram enviados questionários às 853 prefeituras mineiras com perguntas sobre como é feito o tratamento de lixo naquelas cidades. A maioria dos questionários já retornou à Subsecretaria. Segundo Romel, até 20 de dezembro, a Subseam montará, com as respostas das prefeituras, um quadro completo sobre a situação do lixo no Estado.


AGÊNCIA MINAS



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos