Menu

ONU vai conhecer inventário mineiro sobre efeito estufa

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
O estudo realizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima/Coppe), que calculou as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) em Minas Gerais, será conhecido internacionalmente. A apresentação do Inventário faz parte da programação da 14ª Conferência das Partes da Convenção da ONU para Mudanças Climáticas (COP-14), que começou nessa segunda-feira (1°) em Póznan, na Polônia.

No painel reservado ao Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas durante a COP-14, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, José Carlos Carvalho, que compõe a delegação brasileira, e o pesquisador do Centro Clima, Alexandre D’ Avignon, irão apresentar os resultados do Inventário mineiro. O estudo aponta que, em 2005, foram lançadas na atmosfera do Estado 122 milhões de toneladas de GEEs. O gás carbono (CO2) foi o gás emitido em maior quantidade, representado 60,6% do total. Na divisão do total de gases emitidos divido pela população, Minas teve a taxa de 6,4 toneladas de CO2 por habitante em 2005. Na Europa, o valor é 12 ton/hab e nos Estados Unidos o número é 23 ton/hab.

Uso do solo e desmatamento

A discussão de estratégias de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) será um dos temas de destaque na conferência. O assunto interessa particularmente ao Brasil, onde o desmatamento é responsável por quase 75% das emissões nacionais de GEEs. “Em Minas, esse número está em cerca de 50%. Conseguimos reduzir em 29,5% o desmatamento no Estado no último biênio, fato que contribuiu para o melhor desempenho mineiro", informou José Carlos Carvalho.


AGÊNCIA MINAS


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos