Logo

Após fazer 2 x0, América empata com o Tolima e está fora da Libertadores

O América visitou o Tolima nesta quarta-feira (18) com a missão de se manter vivo na Copa Libertadores. No entanto, ao empatar em 2 a 2 com os colombianos no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, o Coelho encerrou as chances de classificação às oitavas de final.

Foto: Staff Images / CONMEBOLFoto: Staff Images / CONMEBOL

O time chegou a abrir dois gols de vantagem, com Marlon e Iago Maidana, mas sofreu o empate ainda no primeiro tempo. O Tolima igualou o placar com Plata e Rangel, em um intervalo de três minutos.

Com o resultado, o Tolima chegou aos oito pontos e igualou o Atlético na liderança do Grupo D. O Galo, no entanto, segue em primeiro pelo saldo de gols: 3 a 0.

Com dois pontos e apenas uma partida para disputar, o América não tem mais chances de se classificar às oitavas de final e está eliminado da Libertadores.

A equipe agora torce para o Atlético vencer o Del Valle para que ainda tenha possibilidade de conquistar o terceiro lugar, e consequentemente, uma vaga na Copa Sul-Americana.

A próxima partida do América na competição será contra o Independiente del Valle, também fora de casa. O Coelho visitará os equatorianos na próxima quarta-feira (25), às 21h, no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, na região metropolitana de Quito.

Antes, a equipe enfrenta o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no sábado (21), às 21h, no Independência, pela sétima rodada da competição. Já o Tolima volta a campo também na próxima quarta-feira, às 21h, para enfrentar o Atlético no Mineirão, em Belo Horizonte.

Início movimentado

O América iniciou a partida com uma linha de três na defesa, quatro no meio-campo e três no ataque. Ofensivamente, Felipe Azevedo atuou mais por dentro, enquanto Henrique Almeida e Aloísio davam profundidade à equipe.

O jogo começou muito movimentado, e o Tolima chegou duas vezes com perigo. Mas foi o Coelho quem abriu o placar logo aos oito minutos, Marlon aproveitou rebatida da defesa do Tolima na área, pegou de primeira, de direita, e acertou o ângulo do goleiro Domínguez: 1 a 0 para o América.

Dois minutos depois, os colombianos tiveram um gol anulado. Em seguida, chegaram novamente à meta de Jailson, que fez boa defesa em chute rasteiro de Rangel.

O Tolima continuou pressionando em busca do empate. Em lançamento nas costas de Marlon, o time quase fez o primeiro com Plata, que acertou o zagueiro Éder na finalização.

Muito vertical, os colombianos seguiram aproveitando o lado esquerdo da defesa americana. O Coelho abriu o placar, mas não conseguiu manter a posse de bola nos minutos seguintes. Reflexo disso foram os 24% de posse nos primeiros 20 minutos.

Os donos da casa mantiveram a pressão e chegaram mais duas vezes com cruzamentos perigosos. Aos 21', Ibarguen recebeu na entrada da área e finalizou muito próximo do canto esquerdo de Jailson, mas a bola foi para fora.

Apesar da pressão, o América conseguiu um pênalti aos 25', quando Henrique Almeida aproveitou passe errado da defesa colombiana. O atacante invadiu a área, mas foi puxado por José Moya.

Na cobrança, o zagueiro Iago Maidana caminhou devagar e deslocou Domínguez ao acertar o canto baixo direito do goleiro aos 28': 2 a 0 para o Coelho, que sofria enorme pressão.

Apesar de controlar um pouco mais a partida nos minutos finais da primeira etapa, o Coelho sofreu o primeiro gol aos 40'. Rangel fez o porta-luz, Plata recebeu em profundidade na área e tocou rasteiro na saída de Jailson: 2 a 1.

Três minutos depois, o Tolima conseguiu o empate. Em cruzamento na segunda trave, José Moya não deixou a bola sair na linha de fundo e cruzou para Rangel marcar o segundo dos donos da casa: 2 a 2.

Segundo tempo

Na segunda etapa, Vagner Mancini tirou Ramírez para colocar Rodriguinho, que entrou na ponta direita. Além disso, o técnico adiantou o posicionamento de Éder e mudou a formação para 4-3-3.

Nenhuma das equipes teve grandes oportunidades nos primeiros minutos. O Tolima seguiu dominando as ações da partida, mas sem ser tão incisivo.

A primeira finalização com perigo ocorreu aos 18', quando Rangel finalizou por cima do gol. O atacante colombiano voltou a levar perigo em seguida, quando recebeu cruzamento e cabeceou próximo à trave direita de Jailson.

A grande chance do América veio apenas aos 41', quando Gustavinho acertou linda finalização de fora da área na trave.

Nos minutos seguintes, o Coelho pressionou, mas não conseguiu marcar o gol da vitória. Aos 48', Plata quase marcou o gol da virada ao finalizar muito póximo do gol americano. Resultado final: 2 a 2.

TOLIMA 2 x 2 AMÉRICA

Tolima

Alexander Domínguez; Jonathan Marulanda, Julián Quiñones, José Moya e Junior Hernández; Rodrigo Ureña (Trujillo, aos 41' do 2ºt), Brayan Rovira e Daniel Cataño (Ramírez, aos 27' do 2ºT); Anderson Plata, Andrés Ibarguen e Michael Rangel.
Técnico: Hernán Torres.

América

Jailson; Iago Maidana, Conti (Juninho Valoura, aos 13' do 2ºT) e Éder; Patric,, Lucas Kal (Gustavinho, aos 39' do 2ºT), Índio Ramírez (Rodriguinho, no intervalo) e Marlon; Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 24' do 2ºT), Henrique Almeida e Aloísio (Kawê, aos 39 do 2ºT).
Técnico: Vagner Mancini.

Gols: Marlon, aos 8', e Maidana, aos 28' do 1ºT (AME); Plata, aos 40', e Rangel, aos 43' do 1ºT;
Cartões amarelos: José Moya, aos 25' do 1ºT (TOL); Maidana, aos 48' do 1ºT, Valoura, aos 19' do 2ºT, e Pedrinho, aos 34' do 2ºT (AME);

Motivo: quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia
Data e horário: 18 de maio de 2022, às 21h

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Belatti e Diego Bonfa

Da Redação com Superesportes



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks