Logo

Concurso Banco do Brasil: confira quando pode ser lançado novo edital

Apesar das últimas provas do concurso Banco do Brasil terem sido aplicadas no segundo semestre do ano passado, alguns pontos podem evidenciar quando é possível que aconteça uma nova seleção, objeto de desejo de diversos concurseiros.

Foto: Reprodução/InternetFoto: Reprodução/Internet

A Cesgranrio foi a banca escolhida para aplicar as provas do concurso Banco do Brasil, que contou com mais de 1,6 milhão de candidatos inscritos em 2021.

O último edital do concurso Banco do Brasil foi publicado com a oferta 2 mil vagas para Escriturário – Agente Comercial e mais 2 mil de cadastro de reserva.

A atuação foi distribuída em todas as regiões do país: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Também havia 240 vagas de Escriturário (Agente de Tecnologia) e mais 240 vagas para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI para atuação em Brasília.

Convocação de candidatos

Os primeiros colocados do concurso Banco do Brasil de cada microrregião já foram convocados para assumir o cargo de Escriturário no Banco. Conforme as informações que constam no site do Banco do Brasil, a previsão é que todos os candidatos classificados dentro do número de vagas sejam convocados ainda no primeiros meses deste ano.

Já em relação aos candidatos que ficaram classificados dentro no número das vagas do cadastro de reserva, a pretensão da instituição financeira é convocar esse pessoal no segundo semestre de 2022, sempre levando em consideração as demandas do banco.

Segundo o edital, a ordem de convocação do concurso Banco do Brasil vai ser feita da seguinte maneira:

A primeira vaga de cada microrregião será ofertada ao primeiro candidato da ampla concorrência
O primeiro candidato da lista de pessoas com deficiência deverá ser convocado para a segunda vaga aberta na microrregião para a qual foi classificado
Os demais candidatos da lista de pessoas com deficiência serão convocados na microrregião para a qual foram classificados após o intervalo de 19 vagas reservadas para ampla concorrência
O primeiro colocado da lista de candidatos pretos ou pardos deverá ser convocado para a terceira vaga aberta na microrregião para a qual foi classificado
Os demais candidatos da lista de pessoas pretas ou pardas serão convocados na microrregião da qual foram classificados após cada intervalo de quatro vagas da Ampla Concorrência.

Validade do concurso Banco do Brasil

O prazo de validade do certame é de um ano a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério banco.

A partir da data dos resultados finais do concurso Banco do Brasil que foram divulgados pela Cesgranrio no dia 21 de dezembro de 2021 podemos concluir que o prazo final de validade do concurso será no dia 21 de dezembro de 2023.

Antes do concurso de 2021, a Cesgranrio também foi a responsável pelo certame para a carreira de escriturário do banco em 2018, quando foram oferecidas 30 vagas imediatas e mais 30 de cadastro de reserva.

Vale ressaltar que o concurso do Banco do Brasil geralmente oferece um grande quantitativo de vagas e por isso mesmo há um elevado número de inscritos no certame.

Apesar das evidências, não é possível afirmar que em 2023 ou 2024 haverá uma nova seleção, tendo em vista os concursos são realizados em conformidade com a necessidade de cada instituição.

Com Direção Concursos



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks