Logo

Você já parou para pensar qual a quantidade de lixo gerado anualmente pela população mundial? / Coluna / Pedro Machado / Meio Ambiente

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2018, 99% dos produtos comprados são descartados após 6 meses, gerando assim mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos a cada ano.

Foto: Reprodução/InternetFoto: Reprodução/Internet

Diante do aquecimento global e da poluição ambiental contínua, vêm apontando o esgotamento desse modelo econômico e alertando para a urgência em adotar uma nova postura. Dessa forma, é proposta a transição para um sistema baseado na extensão máxima da vida dos produtos por meio de processos de reaproveitamento.

Surge então o conceito de economia circular, inspirado nos mecanismos naturais do ecossistema que gerenciam recursos de longo prazo em um processo contínuo de absorção e reciclagem. Esse novo modelo é a promessa de solução efetiva para as consequências da economia vigente e visa construir um mundo sustentável para a geração atual e futura

Na prática o processo cíclico inicia no reaproveitamento de matéria para produção e depois segue a ordem de utilizar, reutilizar, refazer, e reciclar, voltando assim à etapa inicial da produção e fechando o ciclo - ao mesmo tempo que começa um novo.

Dessa forma, essa transição econômica representa uma mudança no sistema, estabelece resiliência de longo prazo, gera oportunidades de negócios e traz benefícios ambientais e sociais. Apoiado pela transição para fonte de energias e materiais renováveis, o modelo circular busca criar capital econômico natural e social ao garantir fluxos contínuos otimizados de materiais.

Pedro Machado é graduado em Engenharia Ambiental e Engenharia Química, possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e atualmente cursa pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui experiências na área ambiental/qualidade/auditorias no segmento de siderurgia, consultoria ambiental e atualmente atua na área de gerenciamento de resíduos e gestão de pessoas no setor automobilístico. É professor em curso de nível técnico.

Possui certificação Lean Seis Sigma – Yellow Belt.
Instagram Profissional: @pedromachado.eng
Email: pedromachado.mg@gmail.com



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks