Logo

A importância da Educação Ambiental / Coluna / Pedro Machado / Meio Ambiente

cidadeEm meio a uma sociedade cada vez mais globalizada e voltada para ações cada vez mais sustentáveis, percebe-se uma necessidade cada vez maior de trabalhar a educação ambiental principalmente com as crianças, consideradas a nova geração, mas também com adultos, visando a mudança de comportamento para manutenção da nossa biodiversidade.

Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet

A educação ambiental é considerada um poderoso instrumento para o combater e propor soluções para os diversos problemas que foram postos em nossa sociedade a partir da crise civilizatória que vivemos. Podendo ser uma ferramenta não somente de conscientização, mas de transformação social. É muito importante para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações

Existem muitas formas de trabalhar os conceitos de educação ambiental. Isso porque trata-se de um assunto multidisciplinar, ou seja, que atravessa vários campos de conhecimento.

Diante do exposto acima, a educação ambiental é imprescindível para que a sociedade conviva em uma relação de equilíbrio com a natureza e precisando estar disponível para todas as faixas etárias. Ela pode contribuir para solucionarmos diversas questões, como fortalecer a compreensão do papel da água no desenvolvimento sustentável, apresentar boas práticas de reciclagem, incentivar a produção de energia limpa, etc. Essas são questões atuais que contribuem para a solução de problemas globais e que, portanto, são responsabilidades de todos.

Abaixo, apresentamos como a educação ambiental pode ser abordada em diferentes fases da vida:

Crianças

Durante a infância, é importante trabalhar o tema de forma lúdica e inseri-lo em atividades interdisciplinares. Dessa forma, as crianças conseguem relacionar o cuidado com o meio ambiente com os diferentes temas a que está tendo acesso e, assim, ter uma compreensão mais ampla e dinâmica sobre o mundo e seus desafios.

Algumas das ações que podem ser feitas com crianças são: plantio e cuidado de mudas e hortas, utilização de jogos educativos, ensinar e praticar a reciclagem e o consumo consciente e, principalmente, como adultos, darmos exemplo de práticas sustentáveis e de uma relação saudável entre o homem e o meio ambiente.

Jovens e Adultos

Geralmente, os jovens e adultos vivem uma realidade diferente das crianças. Muitos deles estão no ensino médio ou já iniciaram a faculdade e começaram a trabalhar, enfrentando novos desafios. A educação ambiental, nesse caso, pode ser abordada de forma a conectar o assunto aos problemas do cotidiano, como mudanças climáticas, importância de se preservar os recursos naturais, uso racional de plástico, consumo consciente e todas as questões econômicas e sociais envolvidas na preservação ambiental.

Confira abaixo, algumas ações para conscientizar a população:

• Acondicionando o lixo de modo apropriado para o descarte
• Reduzir o consumo e dar prioridade àqueles produtos que têm menor geração de resíduo e maior durabilidade.
• Consumir menos itens descartáveis ou utilizá-los mais de uma vez, postergando o descarte

Pedro Machado trabalha na área da qualidade e meio ambiente no setor siderúrgico. É graduado em Engenharia Ambiental (UNIFEMM) e atualmente está no último semestre de Engenharia Química (UNIFEMM). Possui certificação Lean Seis Sigma – Yellow Belt.
Instagram Profissional: @pedromachado.eng
Email: pedromachado.mg@gmail.com



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks