Logo

Em Minas apenas 13% das cidades que pediram vão receber médicos

Do total de 495 municípios mineiros que se inscreveram na primeira fase do programa Mais Médicos para o Brasil, apenas 67 serão contemplados com profissionais para atuar na atenção básica à saúde, 13,5% da demanda. Ao todo, Minas Gerais vai receber 156 profissionais.

Mesmo com o baixo aproveitamento, Minas é o segundo Estado do país que mais vai receber médicos, ficando atrás apenas da Bahia. A cidade mais contemplada será Belo Horizonte, com 38 profissionais, número ainda abaixo do que havia sido solicitado, 120. Caratinga, com oito médicos, é a segunda cidade do Estado mais beneficiada.

Programa foi criado para ampliar atendimento na atenção básica / Foto: Angelo PettinatiPrograma foi criado para ampliar atendimento na atenção básica / Foto: Angelo Pettinati

E não foi apenas em Minas que a distribuição dos médicos ficou aquém da expectativa. Em todo o país, 3.511 municípios pediram reforço e 626 foram contemplados. Dos 15.460 profissionais solicitados, apenas 1.753 serão enviados às cidades brasileiras, 11% dos postos de trabalho serão ocupados.

Segundo o governo federal, o baixo aproveitamento aconteceu porque a maioria dos médicos optou, em seu cadastro, por cidades mais desenvolvidas, como capitais e regiões metropolitanas. Assim, cidades que não foram marcadas por médicos em sua inscrição ficaram de fora. E aquelas que apareceram com mais frequência ficaram com os profissionais que se cadastraram primeiro. Ainda segundo o Ministério da Saúde, 4.657 profissionais completaram o cadastro para participar do plano.

Segundo a lista divulgada nessa quinta-feira, 01, pelo governo federal, das 626 cidades que vão receber médicos, 24 são capitais e 159 estão em regiões metropolitanas.


Com informações de O Tempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks