Menu

Coluna / Coach de Bem - Estar / Felicidade

A Felicidade é um tema amplo e subjetivo, em que todos de uma forma ou de outra a procura.

O ‘’COACH DE BEM-ESTAR’’ traz para você esse assunto através de uma entrevista com a Psicóloga, ADRIANA AMARAL que é Graduada pela FUMEC, e pela FAC-BH em Administração de Empresa, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela PUC, é Diretora/Proprietária Clial Consultoria e RH e Personal Professional Coach pela SBC.

Tiago: O que é a felicidade? 

Adriana: Felicidade é um estado de espírito. Entendo que passa por uma questão de escolha, você pode decidir-se ser feliz apesar do que você está vivenciando. Você pode se permitir estar Bem. Às vezes, o sofrimento físico pode até trazer um sentimento de satisfação mais profundo (como os atletas depois de um treino extenuante) por isso, "felicidade" significa principalmente um sentimento de profunda satisfação. O objetivo da profunda satisfação. O objetivo da vida, o nosso objetivo, é então satisfação. 

Tiago: Quais são as fontes de felicidade no nosso mundo moderno?

Adriana: Felicidade hoje é sinônimo de riqueza, bens materiais e luxo. A perspectiva de vida feliz nos induz a trabalhar como escravos do capitalismo e do consumo. A preocupação do bem-estar individual já não está mais direcionada ao nosso interior. 

Portanto é de suma importância que o indivíduo deixe de lado o racionalismo excessivo e comece a se preocupar com o prazer verdadeiro. 

Compreender-se espiritual como já disse Dalai Lama, no livro "A arte da felicidade", "o propósito da nossa existência é buscar a felicidade que é determinada mais pelo estado mental do ser do que por acontecimentos externos" Desde modo, se não efetuarmos transformações no nosso modo de pensar, continuaremos agindo como máquinas. Só será possível alcançar a felicidade se dermos valor ao nosso ser, e buscar dentro de nós a compreensão da alma espiritual, que é sintonia da nossa verdadeira identidade. 

Tiago: Como conseguimos identificar em nossa vida a felicidade? 

Adriana: Quando estamos com um estado mental de satisfação independente do que está acontecendo a nossa volta, confiantes, com uma força, energia e alimentados de esperança e com uma fé mais fortalecida de que as coisas vão dar certo. 

Tiago: Como podemos ser felizes. Existe alguma Receita? 

Uma família feliz / Foto Ilustrativa: sigivilares.com.brUma família feliz / Foto Ilustrativa: sigivilares.com.br

Adriana: Não existe receita, mas vale a pena algumas dicas:

*Manter o bom humor, rir de seus erros;
*Não levar a vida tão a sério;
*Ser menos egoísta;
*Se pudesse falar em receita, diria que a receita da Felicidade está dentro do coração de cada ser, passa pela questão da escolha. "Eu escolho SER FELIZ ".

Tiago: Qual a importância do propósito, valores para a felicidade na vida e no trabalho? 

Adriana: Entendo que rever valores e ser congruente com os valores íntegros, é a sustentabilidade para uma vida feliz.

Vale a pena ressaltar que na atualidade na grande maioria das vezes olhamos para a felicidade de uma forma pouco saudável e prejudicial. Isto inclui abuso de comida, vícios, jogo de poder e ainda materialismo desenfreado. Será isto que nos faz felizes? 

De acordo com os inúmeros estudos e experiências, existem oito fundamentos para a felicidade baseada nos valores:

- Necessidade de contato;
- Um senso de autonomia (caracterizado por independência e controle)
- Necessidade de autoestima;
- Um senso de competência;
- Senso de propósito;
- Ligação funcional com o próprio corpo;
- Conexão com a natureza e animais;
- Busca da espiritualidade. 

Tiago: Ser feliz é ser estratégico? 

Adriana: O conceito de felicidade é amplo. Para a psicóloga Russo/Americano, Sonica Lyubmryky, ser feliz é experimentar emoções positivas com frequência e sentir a vida boa. 

Já para o economista e professor do Insper, Eduardo Giannetti a felicidade tem duas dimensões de satisfação com a vida: a primeira é bem objetiva e pode ser percebida "de fora" e transformada em indicadores (alimentação, moradia, salário, carros), a segunda é a subjetiva e interior, só pode ser mensurada pelo próprio indivíduo com base nas suas impressões pessoais. Dessa forma a felicidade para Gianetti é a confluência entre essas duas dimensões: o ter e o ser. 

É neste aspecto compactuo com estes dois estudiosos fazendo uma associação com a Roda da Vida. Qual importância você está dando a busca do equilíbrio sobre todos os aspectos de sua vida. 

Tiago: Qual a melhor dica para aqueles que buscam a felicidade? 

Adriana: Acreditar que a felicidade duradoura não vem do sucesso;

Ter controle sobre seu tempo. Definir seus objetivos e dividi-los em pequenas metas diárias;

Agir de maneira feliz. Quando fazemos uma expressão sorridente, as pessoas costumam se sentir melhor;

Procure um trabalho e hobbies que utilizem suas habilidades;

Fazer exercícios, ele é um antídoto para a depressão e ansiedade. A mente é um reflexo do corpo;

Dê ao seu corpo o descanso que ele precisar;

Dê prioridades às relações mais próximas;

Enxergue além de si mesma.


Tiago Pereira é formado em Educação Física, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é Diretor/Proprietário Workfit-Conectando Saúde em sua Vida e Colaborador Nado Livre Academia.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos