Menu

Coluna / Personal SA / Corrida na esteira

Quando começamos o Programa 90 dias com a Nívea, fizemos alguns testes. Um deles foi uma corrida de 12 minutos na esteira na velocidade 9,0 km/h. A frequência cardíaca média ficou em 153 bpm (batimentos por minuto) com valor máximo em 158 bpm. No início do programa, falamos que ela já “fazia academia” e corria.

Repetimos o teste essa semana, penúltima do programa. O resultado foi uma média de 135 bpm (18 bpm menor) com máxima de 143 bpm (15 bpm mais baixo). Os testes foram realizados no mesmo horário e nas mesmas condições.

Por que isso acontece e é uma prova da melhora de condicionamento físico?

Muitas adaptações acontecem dentro do corpo para que essa diminuição de batimentos ocorra.

-O coração torna-se mais eficiente: a cada batida, mais sangue é lançado para a corrente sanguínea. Com isso, o volume de sangue que circula se mantém, mesmo que em uma frequência menor!

-O transporte de oxigênio dentro do corpo fica mais eficiente! Fica mais fácil ser utilizado pelos músculos.

- Antes, correr nessa velocidade era 85% do que ela conseguia fazer, agora é 70%! Ou seja, ela fez menos esforço. Consequentemente, menos batimentos...

Então, quando você melhora seu condicionamento, a frequência cardíaca tende a ficar menor para uma corrida na mesma velocidade. É normal vermos isso quando corremos com alguém com o condicionamento físico diferente ao nosso lado. A frequência de uma pessoa pode estar em 130 e da outra em 180bpm.

Ela gastou menos calorias durante a corrida por que ela cansou menos e os batimentos diminuíram?

Não!!! Mesmo cansando menos e achando que a atividade estava fácil, o gasto calórico é praticamente igual. Como a distância percorrida durante os 12 minutos foi a mesma nos dois testes já que a velocidade era igual, o gasto calórico foi igual!

Considerando, então, que você esteja correndo com um amigo ao lado com o peso, sexo e idade iguais ao seu, mesmo que um esteja “morto” de cansaço e outro “inteiro”, o gasto calórico é igual! Temos a impressão de que o que está mais cansado gasta mais calorias. Mas, não é bem assim...

Sim!!! A Nívea perdeu 6 quilos na balança. No primeiro, teste ela pesava 66 kg. Agora está com 60 kg. Ou seja, o trabalho físico para deslocar uma massa com 66 kg é maior do que 60 kg. Então, na prática, ela gastou menos calorias por ter perdido peso no segundo teste.

Então, ela gastou menos calorias pelo fato de estar mais leve, e não pelo fato de ter se cansado menos!

Conheça mais o Personal SA, acesse www.grupopersonalsa.com.br. Dúvidas ou sugestões envie para   rodrigo@nadolivreacademia.com.br

Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro "As verdades que você precisa saber".



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos