Menu

Alimentação Saudável nas festas de fim de ano

"Privar-se da mesa quando ela está mais farta e enfeitada, quando todos festejam o prazer de comer, é submeter-se a um duplo castigo, que só nos deixará deprimidos, tristes e insatisfeitos. São sentimentos que mais colaboram para desequilibrar nosso organismo do que para manter uma silhueta saudável". pauline

http://www.aquariusfesta.com.br/images/fotos/destaque_22g.jpghttp://www.aquariusfesta.com.br/images/fotos/destaque_22g.jpgNesta época de festas, bate um desespero em algumas pessoas: todo esforço para perder uns quilinhos ou manter a forma durante todo o ano pode ir por água abaixo com tantas tentações gastronômicas.  

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você:

:: Faça um lanche saudável antes da festa, assim você evita comer tudo o que vê pela frente. Geralmente temos uma variedade muito grande de pratos. Combinar uma opção mais calórica com vários tipos de vegetais (saladas cruas e cozidas) pode ser uma solução para diminuir o consumo total de calorias. Pense quais calorias são necessárias e consuma na medida certa. 

:: Não misturar os carboidratos como, por exemplo, arroz com farofa e arroz com batata. Escolha qual destes acompanhamentos mais gosta e consuma somente um deles. 

:: Não centralize o pensamento na comida. Valorize estar com a família e amigos, e crie formas de se distrair, como amigo oculto, entrega de presentes, etc.

:: Utilizar alimentos light e diet no preparo da ceia pode diminuir um pouco a gordura e o açúcar dos alimentos. 

:: Dê preferência a alimentos grelhados e assados. Evite as frituras. Sugestão: a clássica rabanada pode ser feita com açúcar magro e assada  o forno. Assim, se torna muito mais leve e continua saborosa. 

:: Tenha prazer com cada escolha, saboreie deliciosamente e não fique pensando na próxima porção que será servida.

:: Na hora de escolher a sobremesa e as bebidas, as frutas e os sucos da época vão ser as melhores opções: pêssego, abacaxi, ameixa, manga e goiaba. Se não resistir aos doces, escolha as sobremesas que contenham frutas. 

:: As nozes, amêndoas e castanhas são oleaginosas ricas em antioxidantes e só fazem bem para o coração, além de prevenir o envelhecimento. Podem ser consumidos na medida certa. 

http://www.aquariusfesta.com.br/images/fotos/destaque_24g.jpghttp://www.aquariusfesta.com.br/images/fotos/destaque_24g.jpgO  consumo de espumantes, vinhos e cervejas aumenta consideravelmente, mas é preciso ficar alerta. “Minha recomendação é ter bastante cuidado, porque, além de envolver a questão da segurança, o álcool engorda”, Cada grama de álcool contém sete calorias e, para ser metabolizado, são necessários muitos nutrientes, que deveriam ser usados para digerir os alimentos. 

Evite destilados, como a vodca. O vinho tinto, que é rico em antioxidantes, e os espumantes são boas opções. Não exagere na cerveja, pois engorda também. Por fim, não esqueça de ingerir muita água, independentemente da bebida que for consumir, pois ajuda a hidratar o corpo, Para quem resolver beber, a indicação é intercalar o copo de bebida com um de água. 

A recomendação, portanto, é moderar o consumo e não se privar por completo das delícias oferecidas. Deguste cada prato da mesa; afinal, são poucas as oportunidades do ano em que tantas opções diferenciadas são colocadas à disposição dos comensais. Costumo dizer que o que engorda de verdade é o segundo pedaço. E é melhor comer pequenas porções e bem devagar; assim, fica mais fácil perceber quando se está saciado. 

Nos dias seguintes às festas, muita gente adere a dietas radicais e alguns, em desespero, apelam para alternativas invasivas, como cirurgias para modelar a silhueta. Mas não é preciso entrar em pânico, uma alimentação saudável para compensar os momentos de gula cometidos durante a ceia. “Pratique uma boa caminhada ou faça exercícios físicos por, no mínimo, 40 minutos, beba muita água e realize refeições mais leves por alguns dias. Nada de dietas radicais, pois isso prejudica o organismo”, 

A reeducação alimentar se faz necessária justamente nessas situações em que a vida social nos impõe alguns desafios. pauline

Desejo a todos um 2011 espetacular!



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos