Menu

Coluna / Pitacos culinários / Tipos de rolha de vinho

OS TIPOS DE ROLHA DE VINHO E A POLÊMICA SOBRE O ASSUNTO!


Antigamente existia somente um tipo de rolha: cortiça. O mundo se modernizou e o mercado de vinhos também, inovando em suas rolhas, hoje há outros tipos como as sintéticas, screwcap e até de vidro.

Mas...muitas pessoas, admiradores de vinhos, não aceitam essa modernização e fecham os olhos e dizem não para as garrafas que não tem as tradicionais rolhas de cortiça. Mas é bom irem se acostumando....pois as rolhas de cortiça ficarão para os vinhos muito bons, caros e antigos.

Foto: www.idasevinhas.com.brFoto: www.idasevinhas.com.br

Os principais tipos de rolha são:

CORTIÇA: a cortiça é extraída da casca do sobreiro, que só pode ser retirada quando a árvore atinge 25 a 30 anos de idade. Após essa primeira extração, somente a cada 9 anos pode ser extraída de novo. Portugal é o maior fabricante de cortiça do mundo. Mas atenção...pois nem todas as rolhas são 100% de cortiça (maciças) há também as de aglomerado de cortiça, que é mais barata e contém cola e cortiça moída, esse tipo as vezes pode interferir nos aromas do vinho.

Como disse é a rolha tradicional, a mais antiga...por um lado impede o contato do vinho com o oxigênio por outro é vulnerável a contaminação do TCA (tricloroanisol) que provoca odor e mofo no vinho...o chamado bouchonné, que estraga completamente o vinho.

ROLHA SINTÉTICA: surgiu como alternativa a rolha de cortiça e causou espanto e revolta aos consumidores tradicionais de vinhos. Essa rolha é mais barata que a tradicional e não transmitem o TCA. Dizem que esse tipo não impede totalmente a entrada de oxigênio na garrafa. A rolha sintética é ideal para vinhos mais baratos e jovens, que devem ser tomados de 1 a 5 anos. Foi aprovadissíma pelo vinhos brancos.

SCREWCAP: uma tampa de rosca feita de metal e plástico, seu revestimento impede qualquer contato, seu material é o mesmo daquelas tampas de remédio, sabem?? Enfim, essa tampa de rosca é bem mais barata (o que vai refletir nos bolsos dos consumidores) e além disso é reciclável. Mas...com ela não temos a tradição de abrir o vinho com o saca-rolhas, bons para uns, horrível para outros, rs!

Nos países do Novo Mundo, como a Austrália por exemplo esse tipo de rolha domina o mercado de vinho...dificil achar uma garrafa com outro tipo de rolha.

ROLHA DE VIDRO: é a menos conhecida e usada, é feita de silicone. Não tem sabor, nem cheiro e impede o contato da bebida com o oxigênio...é ótima para vedar as garrafas já abertas, mas não se sabe ainda se é 100% eficaz.

A polêmica sobre o assunto é grande, muitas pessoas se recusam a comprar vinhos com rolhas sem ser de cortiça. Se surgiram novas rolhas de vinho é porque a tradicional rolha de cortiça não estava dando conta devido ao preço, ao TCA, etc...realmente para os vinhos de guarda a rolha de cortiça é a melhor opção, por causa da oxigenação, de poder envelhecer tranquilamente, etc, mas um vinho para tomar no dia a dia, as outras rolhas são muito confiáveis, mais baratas, recicláveis, biodegradáveis, não vão estragar o vinho...pena que ainda não são bem vindas para algumas pessoas!!!

 

Henrique Burd é Chef do Ateliê da Cozinha, com experiência em gastronomia internacional, consultoria, gestão e treinamento na área. 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos