Menu

Anabolizantes

A literatura mostra que a utilização de recursos ergogênicos vem desde a antiguidade, época em que Filistrato e Galeano, competidores olímpicos daquela época, ingeriam testículos de boi para melhorar seus resultados.

Desde os anos 1960, os Anabolizantes são as substâncias ergogênicas mais utilizadas e hoje em dia, não se restringe somente ao meio competitivo e sim para atender a um padrão estético social.

Os esteróides anabólicos androgênicos são compostos de derivação sintética que imitam os efeitos da testosterona, hormônio masculino produzido pelos testículos a partir do colesterol. Essas substâncias são consideradas como agentes anabólicos e estão incluídos na classe de substâncias proibidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro e está na lista de substâncias e métodos proibidos do Código Mundial Antidopagem.

Historicamente, foi dada mais atenção à utilização dos Anabolizantes a partir do flagra ao velocista Ben Johnson, em Seul nas olimpíadas de 1988, fato esse que elevou o número de campanhas alertando para o perigo dessas drogas, mas apesar dos efeitos colaterais (problemas cardíacos, atrofia testicular, complicações no fígado, câncer e outros) documentados, a utilização dessas substâncias cresce de forma desenfreada.

Uma pesquisa realizada em Sete Lagoas pelo professor de Educação Física Carlos Eduardo Carvalho Monteiro e seus colaboradores mostrou que estudantes universitários da cidade (150 alunos responderam a um questionário) não têm consciência principalmente dos efeitos colaterais que os Anabolizantes podem causar. O que causa espanto é que se tratavam de pessoas bem informadas tendo como base a sua formação. É interessante observar que deveriam ser ampliadas campanhas de combate aos esteróides nos meios de comunicação de massa, de forma que possam reduzir a utilização desses ergogênicos.


Literatura Sugerida:
Laudo C, Puigdevall V, Del-rio MJ, Velasco A. Hormonas utilizadas como agentes ergogénicos: situación actual del problema. An. Sist. San. Navarro 2006; 29: 138-148.
Lima FV, Cardoso NC. A percepção de jovens praticantes de musculação sobre o uso de esteróides anabólico-androgênicos e os indivíduos usuários destas drogas. Temas atuais em Educação Física e Esportes 2003; VIII: 145-159.
Faigenbaum AD, Zaichkowsky LD, Gardner DE, Micheli LJ. Anabolic Steroid Use by male and female middle school students. Pediatrics: Oficial Journal of the American Academy of Pediatrics 1998; 101, 5: 1-6.
 

Emerson Rodrigues Pereira (CREF 13880 G) é graduado em Educação Física no UNI-BH (2006), pós graduado lato sensu em Nutrição Humana e Saúde UFLA(2007) e em Treinamento Esportivo pela UFMG (2008). Atualmente faz curso de mestrado em Ciências do Esporte na UFMG e está envolvido em pesquisas científicas relacionadas à Fisiologia do Exercício com ênfase em termorregulação, metabolismo e fadiga.


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos