Menu

Musculação e emagrecimento

Um simples “tour” pelas academias da cidade nos permite observar a quantidade de pessoas que freqüentam esse ambiente. Os objetivos variam desde a busca da melhor qualidade de vida, prevenção de doenças, melhora do desempenho físico em modalidades esportivas, emagrecimento e por aí temos uma série de fatores físicos, psicológicos e sociais que aproximam as pessoas das atividades físicas.

Ao escolher uma modalidade para praticar, o primeiro passo é fixar no objetivo pessoal e a partir daí um profissional capacitado deverá oferecer uma gama de opções de forma que o indivíduo tenha oportunidade de fazer a atividade mais adequada ao seu perfil.

   
Hoje, vamos nos ater à relação entre a musculação e o emagrecimento, que é um assunto que gera discussão dentro dos salões de musculação nas academias. Muito se fala que para emagrecer, ou seja, reduzir a gordura corporal, devemos fazer atividades aeróbias (ou aeróbicas) que são atividades de baixa e moderada intensidade com moderada e longa duração, como por exemplo: caminhada, corrida, ciclismo. A afirmativa não está errada, no entanto não é somente a atividade aeróbia que nos faz emagrecer, mas também outras como sessões periódicas de musculação. Explicando: durante a atividade aeróbia utilizamos predominantemente a gordura como fonte energética em relação aos carboidratos e proteínas, isso é fato. No entanto, existe algo chamado metabolismo que varia individualmente e entre outros fatores leva em consideração a composição corporal da pessoa e quanto maior a massa muscular mais se gasta energia.

Com sessões intensas de musculação tem-se um gasto energético considerável, o que somado ao gasto do metabolismo de repouso e ao das atividades diárias obtemos o gasto calórico diário. As nossas refeições nos fornecem energia (calorias) para a prática das nossas atividades diárias e o funcionamento dos órgãos vitais. Se ingerirmos mais energia que necessitamos, esse excesso será armazenado na forma de gordura, ou seja, temos o balanço calórico positivo, por outro lado, se ingerirmos menos energia que necessitamos, promovendo o balanço calórico negativo (ideal para quem quer emagrecer), o nosso corpo irá utilizar o nosso estoque corporal de gordura para “cobrir” esse déficit principalmente em repouso para gerar energia e assim, emagrecemos. Então, se a musculação nos faz gastar energia, aumenta a massa muscular (o que aumenta o gasto energético basal) por que não ser considerada uma boa estratégia para emagrecimento?

Não fica aqui uma defesa da prática pura dos exercícios com pesos para emagrecimento, muito pelo contrário, deve-se mesclar atividades aeróbias com estes para que se tenha benefícios ótimos principalmente nas funções cardiovasculares.
 
Lembre-se: procure sempre um profissional capacitado. 
 

Emerson Rodrigues Pereira (CREF 13880 G) é graduado em Educação Física no UNI-BH (2006), pós graduado lato sensu em Nutrição Humana e Saúde UFLA(2007) e em Treinamento Esportivo pela UFMG (2008). Atualmente faz curso de mestrado em Ciências do Esporte na UFMG e está envolvido em pesquisas científicas relacionadas à Fisiologia do Exercício com ênfase em termorregulação, metabolismo e fadiga.
 
    e-mail: emersonedfisica@yahoo.com.br


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos