Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Jesel tem início confirmado para o dia 15 com recorde de escolas

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, através da Secretaria de Esportes, promove neste mês de agosto, a edição 2015 do Jesel – Jogos Escolares de Sete Lagoas.

De acordo com os coordenadores, o evento será aberto, oficialmente, no ginásio poliesportivo da Unifemm, no dia 15 de agosto, a partir das 9 horas da manhã. Nesse evento de abertura, será acesa a pira olímpica, haverá execução do Hino Nacional, e cada escola irá desfilar devidamente uniformizada e com placa de identificação. No mesmo dia serão apresentados vários números de dança.

Ginásio do Centro Universitário UNIFEMM / Foto: Reprodução Flickr UNIFEMMGinásio do Centro Universitário UNIFEMM / Foto: Reprodução Flickr UNIFEMM

Cerca de 19 escolas públicas, municipais e estaduais e particulares estarão na disputa que terá duração de 30 dias e servirá como seletiva para o Jemg – Jogos Escolares de Minas Gerais – edição 2016. Mas, dependendo de alguns fatores, esse número poderá subir ainda mais.

Dia 10 de agosto será feito o congresso técnico para a definição da quantidade de equipes que participarão das diversas modalidades do Jesel 2015. A única modalidade já fechada para a competição é o futsal masculino, que será composto por equipes de 18 escolas.

Os alunos participantes devem ter entre 12 e 17 anos e precisam estar matriculados e freqüentes em suas respectivas escolas.

Os espaços utilizados para a competição serão os seguintes: Ginásios da Unifemm, Regina Pacis e Vinício Dias Avelar (Bairro: Aeroporto). Para as provas de atletismo, será cedida a pista do 4º GAAAE e para as disputas de natação, o local usado será a Academia Podium.

O evento será aberto ao público em todas as praças esportivas, às terças, quintas e sextas-feiras, de 09:00 às 17:00 (nos horários de aula), aos sábados de 09:00 às 17:00 e aos domingos de 09:00 às 14:30.

O encerramento está previsto para o dia 15 de setembro, também no ginásio poliesportivo da Unifemm, quando será feita a entrega da premiação geral e concurso de dança.

Demais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Esportes, pelo telefone, (31) 3779-7335.

A Rádio Eldorado de Sete Lagoas pretende transmitir jogos de algumas modalidades participantes do Jesel. Trata-se de outra atitude inovadora na comunicação esportiva da cidade. 

Segue a relação das 19 escolas já confirmadas para os Jogos Escolares de Sete Lagoas, edição 2015:

E.E. ÁPIO SÓLON CARDOSO
E.E. DR. ARTHUR BERNANRDES
E.E. EPONINA SOARES DOS DANTOS
E.E. PREFEITO ZICO PAIVA
E.E.PROFESSOR ROUSSET
E.M. DALVA FERREIRA DINIZ
E.M. PADRE TEODORO
COLÉGIO FRANCISCANO REGINA PACIS
E.E. MODESTINO ANDRADE SOBRINHO
E.M. MARILZA FLEURY COSTA
E.M. FRANCISCA FERREIRA DE AVELAR
E.M. MONSENHOR MESSIAS
E.E. GOVERNADOR JUSCELINO
E.M. EDSON ABREU
E.M.DEPUTADO RENATO AZEREDO
E.E. PROF. JOÃO FERNANDINO JR.
E.M. ALÍPIO MACIEL DE OLIVEIRA
E.E. SINHÁ DE ANDRADE
COLÉGIO E PRÉ VESTIBULAR IMPULSO

Programa Café com o Prefeito da Rádio Eldorado divulga mais novidades para o esporte

Em função da viagem do Prefeito Márcio para a Cidade Administrativa, onde se reuniu com membros do Governo Estadual para tratar de assuntos de interesse de Sete Lagoas, o Programa Café com o Prefeito das duas últimas semanas contou com as presenças dos Secretários Municipais Magela Martins (Esporte), Márcio Vicente (Cultura, Governo e Comunicação) e Mércia Diniz (Educação).

Dentre os vários assuntos abordados no semanário, na esfera esportiva, os que mais chamaram a atenção e que foram destacados com ênfase pelo Secretário Magela Martins foram:

CAMPO DO CAP: De acordo com o Diretor de Operações da Codesel, o popular “Toninho Macarrão”, as obras para construção de arquibancada e drenagem pluvial do Campo do CAP, no bairro Progresso foram reiniciadas esta semana. O prazo para a conclusão da obra é de aproximadamente 90 dias.

GINÁSIO JK: Com relação à obra para construção do ginásio poliesportivo do bairro JK, passada mais uma semana, o que se percebe é o aumento considerável no ritmo dos serviços, o que poderá significar uma antecipação na previsão da conclusão da obra. O ginásio deverá ser entregue à população ainda em 2015.

Obra em andamento no ginásio JK / Foto: José Geraldo Soares BarbosaObra em andamento no ginásio JK / Foto: José Geraldo Soares Barbosa

CONSTRUÇÃO DE MAIS TRÊS QUADRAS:
Com projetos já aprovados e licitados, brevemente será iniciada a construção de uma quadra esportiva no bairro Monte Carlo. Além disso, as quadras dos bairros Cidade de Deus e Barreiro terão suas construções finalizadas. A expectativa é de que elas sejam entregues as suas respectivas comunidades em até três meses.

REFORMA DE QUADRAS: Ainda em 2015 já estão confirmadas as obras para reforma das quadras dos Bairros Vapabuçu, Eldorado, Del Rey, reivindicações antigas dessas comunidades.

COPA DO FUTURO: Por fim, foi dado um destaque especial para a Copa do Futuro, competição que abrange atletas entre 8 e 14 anos, num total de mais de 1.000 crianças e adolescentes. A Copa do Futuro é um torneio idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, que conta com a coordenação da Liga Eclética Desportiva de Sete Lagoas. Já foram realizadas três rodadas. Os jogos estão acontecendo aos sábados pela manhã, nos diversos campos de Bairro da cidade, dentre eles: América, Recanto do Jacaré, Clube Náutico, Curitiba, Montreal e Cidade de Deus.

Copa da Amizade movimenta vários bairros da cidade

Dentre as várias competições que movimentam Sete Lagoas no cenário esportivo amador, esta é uma que merece destaque especial! Após três rodadas disputadas, a Copa da Amizade, realizada tradicionalmente nesse período do ano, segue movimentando vários Bairros e diversos times da cidade. Na edição de 2015, cinco equipes disputam o título e promovem uma grande presença de público no tradicional Campo do Bangu, no Bairro Vapabuçu, sempre aos sábados à tarde e aos domingos pela manhã.

A classificação atualizada é a seguinte: Cedro e Centenário: 06 pontos; Sama e União Progresso: 03 pontos e Primos: 00 ponto. 

Para o próximo domingo estão marcados os seguintes confrontos:

08:30 - Sama x Cedro
10:30 - União Progresso x Primos
Folga: Centenário

Momento positivo

No próximo final de semana vai ser disputada a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois dela, restarão apenas duas para o fechamento do primeiro turno da competição. Uma jornada que reservou confrontos fora de casa para os quatro primeiros colocados. Atlético, Corinthians, Fluminense e Sport vão ser visitantes nas partidas que serão disputadas no sábado e no domingo. Melhor para os mineiros, que teoricamente enfrentam o adversário menos complicado e podem abrir uma vantagem inédita no Brasileirão de pontos corridos.

Embora seja a quinta equipe que mais liderou o torneio desde 2003, já são 31 rodadas no total, o Atlético jamais esteve em posição confortável em relação ao segundo colocado. O máximo que a equipe alvinegra conseguiu abrir de vantagem foram três pontos, em 2009 e em 2012. Então, se vencer o Goiás e o Corinthians não derrotar o São Paulo, no clássico que vai ser disputado no Morumbi, essa diferença pode subir para quatro ou cinco pontos, de acordo com um eventual tropeço corintiano.

Além dos 21 pontos que separa Atlético e Goiás, outro número para animar os alvinegros é a invencibilidade diante do adversário esmeraldino no Serra Dourada. Pelo Brasileirão o Atlético não é derrotado pelo Goiás no local da partida deste domingo desde 2007. Desde então foram cinco confrontos, com três triunfos alvinegros e dois empates.

De toda forma, é bom não perder a concentração e ter aplicação máxima durante os 90 minutos em Goiânia, pois como diz o linguajar futebolístico, “caldo de galinha e humildade” nunca fizeram mal a ninguém!”

Mudança de direção

Quando retornou ao Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo decidiu dividir a participação do time no Brasileiro por módulos. Cada módulo era composto por quatro jogos e o grupo deveria alcançar em torno de nove pontos entre os 12 disputados. Esse era o objetivo do treinador para brigar pela Libertadores e até pelo terceiro título seguido do Brasileiro. Os triunfos, no entanto, não surgiram, sobretudo depois das três vitórias seguidas no início do trabalho. Hoje o professor se vê obrigado a traçar uma nova meta. Nada de Libertadores ou título. O objetivo agora é se desgarrar da parte de baixo e brigar para terminar o ano com o título da Copa do Brasil.

Se contabilizados os módulos de Luxemburgo, o treinador alcançou sucesso somente no primeiro: três vitórias e uma derrota. No segundo, somou três pontos. Neste terceiro e atual, conseguiu dois dos doze últimos pontos disputados. A situação na tabela melhorou desde que o técnico assumiu, já que o time estava na penúltima colocação e hoje sustenta o 14º lugar. O aproveitamento, porém, está longe de ser satisfatório. Longe do G-4 (11 pontos do Sport) e a apenas quatro do Z-4 (o Goiás tem 14).

Vitória que dá moral e esperança

Em partida realizada na manhã do último domingo na Arena do Jacaré, o Democrata conquistou sua primeira vitória no campeonato estadual da Terceira Divisão ao bater o Arsenal de Santa Luzia, por 1 x 0, gol do atacante André Dias em jogada individual no segundo tempo, resultado que colocou o Jacaré na liderança da chave B com 4 pontos ganhos em dois jogos disputados. Na estréia o Democrata empatou em São João Del Rey diante do Figueirense.

Democrata ganha do Arsenal de Santa Luzia, por 1 x 0 / Foto: Denio MoreiraDemocrata ganha do Arsenal de Santa Luzia, por 1 x 0 / Foto: Denio Moreira

Contando com apoio dos torcedores que compareceram na Arena (cerca de 700 pessoas), o Democrata Jacaré do treinador Jurandy Gama Filho atuou e venceu com futebol de: Gustavo Rangel, Felipe (Pedrinho), Helbert, Fabrício e Michael; Kaká (Ítalo), Tiago, Ramon e Walace; Serginho e Vitinho ( André Dias). 

Além de Democrata 1 x 0 Arsenal, a 2ª rodada do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão teve os seguintes resultados:
Coimbra 3 x 1 Guaxupé
Novo Esporte 4 x 0 União Luziense
Uberaba 2 x 1 Ituiutabano
Valério 2 x 1 Ponte Nova
Formiga 1 x 1 Figueirense

A tabela do campeonato determinou que o Democrata estivesse de folga durante este meio de semana.
A classificação da 3ª Divisão está assim, após duas rodadas:

#   Equipe PG J V E D GP GC SG %
GRUPO A
1   NOVO ESPORTE 6 2 2 0 0 5 0 5 100
2   VALERIODOCE 3 1 1 0 0 2 1 1 100
3   U. LUZIENSE E.C. 3 2 1 0 1 3 6 -3 50
4   SIDERÚRGICA 0 1 0 0 1 2 3 -1 0
5   PONTE NOVA F.C. 0 2 0 0 2 1 3 -2 0
GRUPO B
1   DEMOCRATA SL 4 2 1 1 0 1 0 1 67
2   FORMIGA EC 2 2 0 2 0 1 1 0 33
3   FIGUEIRENSE 2 2 0 2 0 1 1 0 33
4   BETINENSE 1 1 0 1 0 0 0 0 33
5   ARSENAL 0 1 0 0 1 0 1 -1 0
GRUPO C
1   UBERABA 3 1 1 0 0 2 0 2 100
2   NAC. UBERABA 3 1 1 0 0 2 1 1 100
3   S.E. GUAXUPÉ 3 2 1 0 1 3 3 0 50
4   COIMBRA 3 2 1 0 1 3 3 0 50
5   ITUIUTABANO 0 2 0 0 2 1 4 -3 0


PG: Pontos Ganhos | J: Jogos | V: Vitórias | E: Empates | D: Derrotas | GP: Gols Pró | GC: Gols Sofridos | SG: Saldo de Gols | %: Aproveitamento



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos