Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Copa do Futuro e Copa João da Cunha movimentam a cidade

Além do Encontro de Carros Antigos no espaço destinado à Feirinha do centro de Sete Lagoas, evento idealizado e realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, que aglutinou milhares de pessoas, o domingo também foi muito movimentado pelos lados do futebol amador da cidade. Terminou a edição 2015 da Copa João da Cunha, um dos principais torneios do calendário esportivo de Sete Lagoas.

Na grande final, realizada domingo pela manhã, no Campo do Eucalipal, o Alírio Pinturas comemorou o título ao fazer 2 x 0 no Garimpeiros, em partida de alto nível técnico e com grande presença de público.

Enquanto a Copa João da Cunha chega ao fim, a Copa do Futuro, maior torneio de escolinhas da região, começou no final de semana passado, envolvendo 11 agremiações em três categorias e mais de 1.000 garotos entre 08 e 14 anos.

Os resultados foram os seguintes:
Categoria Fraudinha:
Clube Náutico 4 x 0 Portuguesa

Categoria Dente de Leite:
Clube Náutico 3 x 0 Portuguesa
Cidade de Deus 5 x 1 Campestre
Montreal 3 x 0 Curitiba
Democrata 9 x 0 Santa Cruz
América 1 x 2 Inhaumense

Categoria Pré-Infantil:
Clube Náutico 4 x 0 Portuguesa
Cidade de Deus 5 x 1 Campestre
Montreal 1 x 0 Curitiba
Democrata 4 x 1 Santa Cruz
América 4 x 1 Inhaumense

A segunda rodada marca todos os jogos das três categorias para o próximo sábado pela manhã (o último jogo de cada campo é sempre da categoria Pré-Infantil):

8:15 - América x Cidade de Deus – Campo do América
9:20 - América x Cidade de Deus – Campo do América
10:25 - América x Cidade de Deus – Campo do América

9:00 - Alvorada x Montreal – Campo do Alvorada
10:00 - Alvorada x Montreal – Campo do Alvorada

9:00 – Clube Náutico x Democrata – Campo do Clube Náutico
10:00 – Clube Náutico x Democrata – Campo do Clube Náutico

9:00 – Santa Cruz x Inhaumense – Campo do Bangu
10:00 – Santa Cruz x Inhaumense – Campo do Bangu

9:00 – Curitiba x Campestre – Campo do Curitiba
10:00 – Curitiba x Campestre – Campo do Curitiba

Time infantil do democrata / Foto: Ascom Liga EcléticaTime infantil do democrata / Foto: Ascom Liga Eclética

Marcio Reinaldo participa do Café com o Prefeito da Rádio Eldorado e confirma apoio para a Exposete e espaços esportivos para mais dois bairros

O programa Café com o Prefeito da última segunda-feira foi especial, super movimentado e ainda mais esclarecedor do que de costume.

O Prefeito Marcio Reinaldo recebeu no estúdio da Rádio Eldorado os promotores da Exposete, edição 2015, Juarez Chaves e Renato Alvarez, o Renatinho do Leite ao Pé da Vaca. Dentre os vários assuntos abordados, a realização da Exposete por pessoas da cidade foi o que mais chamou a atenção. De 05 a 09 de agosto, o Parque de Exposições JK receberá milhares de pessoas que poderão assistir shows de artistas renomados, além de rodeios, stands empresariais e eventos com músicos de Sete Lagoas.

Mas, para os amantes do esporte e para aqueles que se preocupam com as coisas do esporte local, a grande novidade foi a autorização do Prefeito Marcio Reinaldo para que dois campos de futebol sejam construídos em Sete Lagoas, nos bairros Jardim dos Pequis II e Dona Sílvia. Esses campos são tratados como prioridade pela administração municipal e as novas praças esportivas deverão ser providenciadas com urgência pela Secretaria de Esportes e demais setores competentes para tal. De acordo com especialistas na área patrimonial do município, existe a possibilidade dos dois campos serem construídos em áreas verdes dos bairros, dependendo ainda, do aval da Secretaria de Meio Ambiente.

Não foi falta de avisar

Os números são, na maioria das vezes, os maiores aliados de qualquer linha de raciocínio ligada às atividades de alta performance. No futebol não é diferente! Na quarta rodada do Campeonato Brasileiro a direção do Cruzeiro decidiu trocar o comando técnico da equipe. Marcelo Oliveira, treinador bicampeão brasileiro, deu lugar a Vanderlei Luxemburgo, comandante celeste na Tríplice Coroa de 2003. O efeito foi imediato. O Cruzeiro somou nove pontos em três jogos, inclusive vencendo o rival Atlético no Estádio Independência e acabando com um tabu de 11 clássicos.

Vanderlei Luxemburgo no cruzeiro / Foto: globoesporte.globo.comVanderlei Luxemburgo no cruzeiro / Foto: globoesporte.globo.com

Três rodadas também foi o tempo que Marcelo Oliveira ficou sem emprego. Clube que mais investiu para o Campeonato Brasileiro, o Palmeiras optou pela mudança. Trocou Osvaldo por Marcelo e naquele momento o Cruzeiro estava na frente na classificação, tinha um ponto a mais do que o clube paulista.

Marcelo Oliveira foi para o Palmeiras / Foto: sportv.globo.comMarcelo Oliveira foi para o Palmeiras / Foto: sportv.globo.com

Sete rodadas depois a situação é bem diferente. Pelo terceiro ano consecutivo Marcelo Oliveira mostra que vai disputar o título nacional. Neste momento são apenas quatro pontos atrás do líder Atlético. Quatro pontos é também a distância entre o Cruzeiro e o Santos, o primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Analisando os números, o Cruzeiro de Luxemburgo conquistou 16 pontos, como conquistou o Palmeiras de Marcelo Oliveira. A diferença está no aproveitamento de cada um e a campanha que cada treinador herdou. Com Luxemburgo o desempenho celeste é de 53%, enquanto o Palmeiras de Marcelo tem 76% de aproveitamento.

Se o Palmeiras somou 16 pontos nas últimas sete rodadas, o Cruzeiro conseguiu apenas sete. Então, para entrar na briga com o Palmeiras do Marcelo Oliveira e dos demais líderes, como Atlético, Corinthians e Sport, Vanderlei Luxemburgo mudou as metas do Cruzeiro. Se quando Luxa chegou ele traçou o objetivo de conquistar entre 65% e 75% dos pontos disputados a cada quatro jogos, agora o foco vai ser jogo a jogo. 

Então fica a pergunta para a reflexão de todos: O problema dos maus resultados do Cruzeiro era Marcelo Oliveira, ou a culpa pela temporada pífia, até aqui, é da diretoria, que desmanchou grande parte do elenco bicampeão brasileiro no início do ano?

Nada de desespero

Após 14 rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro, o Atlético se mantém na liderança, apesar da proximidade de vários postulantes na luta pelo título.

Apesar da terceira derrota no Brasileirão e o fim de uma série de seis vitórias consecutivas, o técnico Levir Culpi revelou que não vai ter problemas para passar a semana e seguir com o ritmo normal de treinos programados para o período.

Sobre o duelo com o Corinthians, Levir usou duas frases para resumir a partida: A primeira refere-se ao time que fez um bom jogo e teve um mal resultado. A outra forma de enxergar seria: O time teve mal resultado e fez um bom jogo. Agora é juntar os cacos, voltar para BH e preparar o time para jogar contra o Figueirense, o terceiro em série num sábado às 21 horas. 

Com maior volume de jogo e atuando quase todo o segundo tempo no ataque, Levir lamentou bastante o resultado do Atlético diante do Corinthians. Nada que vai mudar o planejamento para sequência do Brasileirão. Mas, após uma atuação de altíssimo nível como aquela, voltar de São Paulo sem nenhum ponto na bagagem não deixa de ser uma tremenda frustração!



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos