Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Copa do Futuro terá início na próxima semana

Já estão definidos todos os detalhes para a realização da Copa do Futuro, edição 2015. A Presidente da Liga Eclética Desportiva setelagoana, Lea Dias, confirmou a participação de 12 escolinhas para as disputas das três categorias, Fraudinha, Dente de Leite e Pré-Infantil. As equipes confirmadas são: América, Alvorada, Cidade de Deus, Curitiba, Democrata, Inhaúma, Clube Náutico, Clube Náutico B, Montreal, Portuguesa, Santa Cruz e Vitória/Barreiro. 

Escolinha do Democrata / Foto: Ascom PMSLEscolinha do Democrata / Foto: Ascom PMSL

O torneio, que não fez parte do calendário esportivo da cidade em 2014, vai movimentar, de forma direta e indireta, mais de dez mil pessoas. Jovens atletas, comissões técnicas, organizadores, equipe de arbitragem, familiares, parceiros, abnegados do futebol da cidade e torcedores em geral estarão envolvidos na preparação, coordenação e realização de um dos maiores campeonatos de futebol de base do interior de Minas Gerais.

A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, através da Secretaria de Esportes. Cada equipe poderá inscrever até 30 atletas, desde que sejam respeitados os seguintes requisitos: Idade compatível com a categoria na qual a escolinha está inscrita e comprovante de matrícula e freqüência escolares. 

De forma oficial, o torneio terá início no dia 11 de julho e provável encerramento no fim de agosto ou início de setembro. Demais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes, através do telefone: (31) - 3779-7335.

Próxima edição do Café com o Prefeito da Rádio Eldorado, com a presença de Márcio Reinaldo será de grandes novidades esportivas

Com a viagem do Prefeito Márcio Reinaldo a Brasília, para resolver questões ligadas à retomada das obras para a conclusão do Hospital Regional, o programa Café com o Prefeito desta semana contou com as participações de Joaquim Matoso, Presidente do SAAE e de Lourenço Pontelo, Gerente Comercial da Autarquia. A presença de ambos foi muito positiva, pois o tema “água” passou a ser tratado com absoluta prioridade, seja por autoridades, poder público, ou a população em geral.

De toda forma, será na próxima semana, com a presença do Prefeito Márcio Reinaldo, que serão divulgadas grandes novidades para os diversos segmentos esportivos de Sete Lagoas.

Conforme já noticiado, o Estádio Padre Tarcísio, mais conhecido como Campo do Cap, brevemente, estará de volta ao circuito dos grandes eventos esportivos da cidade e região. O local já recebeu um primeiro trabalho de terraplanagem e agora, após um período de paralisação, está previsto o início da construção da parte estrutural de uma arquibancada, além de obras de drenagem pluvial, novos muros de arrimo e recuperação da Rua Sulfumiro de Freitas. De acordo com a Codesel, autarquia responsável pela realização de várias obras demandadas pela Prefeitura, o reinício dos trabalhos no Campo do CAP está confirmados para a segunda quinzena do mês de julho e o tempo estimado para a conclusão do projeto gira em torno de, no máximo, três meses.

O Centro de Iniciação Esportiva, no bairro Cidade de Deus, o ginásio poliesportivo do bairro JK e a construção de outras três quadras esportivas em diferentes pontos da cidade também estarão na pauta do Chefe do Executivo.

O Programa Café com o Prefeito vai ao ar toda segunda-feira, ao vivo na Rádio Eldorado AM 1.300 KHZ, a partir das 08 horas da manhã. Sigo à frente deste projeto, ao lado da comunicadora Leila Dias. 

O projeto conta também com as participações da Tv Sete Lagoas (que transmite o programa às quintas-feiras às 20:00), Site SeteLagoas.com.br (que transcreve as notícias esportivas divulgadas no programa dentro da coluna “ Tempo Esportivo, com Álvaro Vilaça”), Rádios Fac FM e Santana FM (que retransmitem o programa às terças-feiras a partir das 08:30 da manhã), Portal Sete (www.portalsete.com.br) e ainda dos jornais Notícia (circulação às terças-feiras) e Hoje Cidade (circulação aos sábados).

Quebrou o encanto de vez

A Seleção Brasileira segue acumulando sucessivos vexames em sua história recente. Esse período pode ser medido de forma mais detalhada a partir da Copa do Mundo, em 2014, embora as copas de 2006 e 2010 também tenham sido capítulos lastimáveis para o rico futebol pentacampeão mundial.

Eliminada da Copa América nas quartas de final, a seleção brasileira foi alvo de análises críticas da imprensa européia e de outras partes do mundo. Vários veículos de comunicação apontam que o time de Dunga tem diversas razões para acreditar que o futuro em curto prazo não será melhor e que já não amedronta mais os adversários menos tradicionais, tornando-se um time como outro qualquer.

Eliminado nos pênaltis pelo, apenas mediano, Paraguai, o Brasil soma fracassos e perde prestígio no cenário internacional a cada novo revés sofrido. 

Para muitos, o fracasso na Copa do Mundo de 2014 segue apavorando jogadores importantes da seleção. Um ano depois, o técnico Dunga ainda não conseguiu controlar os nervos de alguns dos principais jogadores e não apresentou nenhuma evolução tática em relação ao grupo que sucumbiu no mundial. A Seleção é composta de vários nomes que pouco ou nada contribuem para a retomada da identificação com o torcedor, que a propósito, anda cada dia mais indiferente a tudo que está relacionado com o time do Brasil. 

Um bom exemplo disso foi o que aconteceu no Mineirão: Por ocasião do jogo entre Atlético x Joinville, domingo passado, válido pelo Campeonato Brasileiro, no momento da execução do Hino Nacional, praticamente todo o estádio, que estava lotado (com quase 60 mil pessoas), entoou o hino do clube, numa demonstração clara de revolta, indignação e até descaso com o frágil selecionado canarinho. Os gritos pedindo a saída imediata de Dunga e de vários dirigentes da CBF também foram ouvidos no Gigante da Pampulha!

Atlético x Joinville no Mineirão / Foto: fotospublicas.comAtlético x Joinville no Mineirão / Foto: fotospublicas.com

Promete ser assim o ano todo

Um Campeonato Brasileiro totalmente diferente das últimas edições. Assim tem sido o certame de 2015. Nunca o torneio apresentou uma diferença tão pequena de pontos entre os oito ou dez primeiros colocados, já com 25% dos jogos realizados.

Antes da edição de 2015, o começo mais disputado do Brasileirão havia acontecido nas temporadas 2004 e 2007. Naquelas ocasiões, Criciúma e Botafogo, respectivamente líderes, tinham quatro pontos a mais que Ponte Preta e Palmeiras, respectivamente oitavos. A maior vantagem foi conquistada em 2008. O Flamengo era líder daquela competição com dez pontos a mais que o Atlético-PR.

O equilíbrio é tão grande que São Paulo e Fluminense, terceiro e quarto, após a rodada do final de semana, ficaram empatados em pontos, vitórias, saldo de gols e gols marcados. O que diferenciou os dois foi o número de cartões vermelhos. 

Com nível técnico questionável, a competição se apresenta com boas perspectivas para quem conseguir manter um alto índice de aproveitamento em casa e buscar alguns resultados favoráveis fora de seus domínios. Ainda é cedo pra falar, mas se Atlético e Cruzeiro resgatassem um pouco, só um pouco, do grande futebol apresentado em 2013 e 2014, ambos brigariam sozinhos pelo título, numa espécie de Campeonato Brasileiro à parte. Contudo, a queda de rendimento tático e técnico dos clubes, culminado com a safra pouco produtiva de jovens atletas, crise financeira e concorrência desleal com os mercados asiático e europeu, parecem ter atingido a dupla mineira também!

Festa no futebol amador de Sete Lagoas

Terminou no último final de semana a primeira edição da Copa Sênior do bairro Eldorado. O torneio, disputado somente por atletas com idade mínima de 40 anos, registrou grande presença de público na maioria das partidas e excelente nível técnico. Velhos conhecidos do futebol da região estiveram presentes, numa iniciativa válida também, com o intuito de resgatar parte da história do futebol amador de Sete Lagoas e das cidades adjacentes. 

Na grande final, o Centenário, comandado por Orlando da horta, empatou em 1 x 1 contra o Santa de Pirapama. Nos pênaltis, vitória do Centenário por 3 x 0. O time campeão, comandado pelo técnico Laércio, utilizou vários atletas durante a campanha vitoriosa, dentre eles: Dinho, Alemão, Maurélio, Gilvan e Clebinho; Pretinho, Warlem, Luciano e Rogerinho; Dinei e Amoroso. Além do time titular base, também jogaram: Fabinho, Tico, Rogério, Fernando, Afonso, Madila, Júlio e o eterno Geraldinho Canhoto! Festa no Campo Eldorado e ponto positivo para o futebol amador da região. Parabéns a todos os participantes e ao time do Centenário, o grande campeão!



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos