Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Mudança radical

De fato, no mundo do futebol, não há verdade que dure 24 horas! Poucas semanas após um início de crise, com tropeços no Campeonato Mineiro e uma iminente desclassificação na fase de grupos da Copa Libertadores da América, o Atlético já vive outra realidade. Quatro vitórias consecutivas, quatro partidas sem sofrer gols, classificado para a semifinal do Campeonato Mineiro e dependendo apenas de seus resultados na Copa Libertadores. Depois de dois meses de jogos, a situação do Atlético na temporada 2015 já não está tão ruim.

Contudo, apesar da boa fase, que se iniciou na goleada por 4 a 0 sobre o URT e passou pelos jogos com Santa Fe, Tombense e, por último, o Villa Nova, o técnico Levir Culpi disse que sua equipe ainda pode apresentar um futebol melhor, de maneira compacta, como estava no ano passado.

Troféu Copa Libertadores / Foto: goal.comTroféu Copa Libertadores / Foto: goal.com

A vitória sobre o Villa Nova foi a de número 130 do Atlético sob o comando de Levir Culpi, em 240 partidas. Se o time ainda não está no ponto ideal, o treinador mostra confiança em seus jogadores e ressalta que a equipe está evoluindo. Tanto que na última rodada, contra o Boa Esporte, mais uma vez o Atlético vai ter força máxima em campo, mesmo com jogo decisivo da Libertadores quatro dias depois.

Acontece em todo lugar

Os problemas financeiros que rondam o mundo do futebol ultrapassam as fronteiras do futebol brasileiro. Egídio, que até outro dia era jogador do Cruzeiro, foi anunciado como novo lateral esquerdo do Palmeiras. Quem confirmou a informação foi o gerente de futebol, Alexandre Mattos.

A contratação vem para suprir uma carência na lateral esquerda do Palmeiras, após uma lesão de João Paulo. O jogador sofreu uma ruptura de ligamento, e ainda não tem previsão para retorno aos gramados. O lateral rescindiu contrato com o Dnipro Dnipropetrovsk, da Ucrânia, três meses após ter sido contratado. O jogador, que foi eleito o melhor em sua posição no último Brasileirão, sequer recebeu um salário desde janeiro, quando trocou o Cruzeiro pelo time ucraniano.

Pelo visto, a crise financeira que assola o futebol brasileiro, já chegou ao leste europeu também!

Calculadora na mão

A última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, marcada para o próximo domingo, vai envolver diretamente, 11 dos 12 times que disputam a competição. Cruzeiro, Atlético e Caldense, já classificados, brigam pela liderança, que garante a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols nas semifinais e finais. Tombense e América lutam pela quarta vaga nas semifinais. E nada menos que seis times ainda podem ser rebaixados. O único que entra em campo apenas para cumprir tabela é o Villa Nova, que não pode se classificar e nem ser rebaixado, e já tem a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro garantida. A outra vaga é da Caldense. 

Disputa entre Cruzeiro e Atlético / Foto: correiodoestado.com.brDisputa entre Cruzeiro e Atlético / Foto: correiodoestado.com.br

A briga na parte de baixo da tabela parece ser a mais dramática: O Tupi ainda corre risco de degola, pois se perder para a URT, em Juiz de Fora, e Boa Esporte, Democrata GV e Mamoré vencerem, o time da Manchester mineira vai terminar entre os dois últimos colocados.

Já o Democrata GV evita a queda se vencer o América, no Independência. Se empatar, torce para que haja um empate no jogo entre Mamoré e Guarani. Caso haja vencedor neste jogo, a torcida fica para que Boa Esporte e URT não vençam Atlético e Tupi, respectivamente. No caso do Democrata GV perder, fica torcendo para que Boa Esporte e URT não vençam Atlético e Tupi, já que qualquer resultado de Mamoré x Guarani-MG faz com que um deles ultrapasse a Pantera. 

O Mamoré precisa derrotar o Guarani, em Patos de Minas. Se empatar, torce para que ou Democrata GV ou Boa Esporte ou URT perca. Se o Mamoré perder, fica na torcida para a derrota da arquirrival URT. 

Já o Boa Esporte tem que vencer o Atlético, em Varginha. Se empatar com o Galo, fica na torcida para que Democrata GV ou URT percam e que Mamoré e Guarani empatem o confronto direto. Se o Boa perder, a única chance de escapar é com derrotas de URT e Guarani. 

A URT apesar de ser o vice lanterna, só depende de si. Precisa vencer o Tupi, em Juiz de Fora, para ficar na elite. Se empatar, torce por derrota do Boa Esporte para o Atlético e para empate ou vitória do Mamoré no jogo com o Guarani. 

Por fim, surge o Guarani, que já estava praticamente rebaixado. A vitória sobre o Tupi, na última rodada, deu uma sobrevida ao time de Divinópolis. Em situação muito complicada, já que o único resultado que interessa é a vitória sobre o Mamoré, em Patos de Minas, o Guarani ainda terá que torcer para que dois dos três times a seguir não vençam: Democrata GV, Boa Esporte e URT. Haja coração para os torcedores, nesta rodada final do Campeonato Mineiro!



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos