Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Copa Eldorado poderá ser regionalizada

Copa Eldorado poderá ser regionalizada

Ainda faltam praticamente três meses para o início da 23ª edição da Copa Eldorado, mas muitos dirigentes de clubes do futebol amador de Sete Lagoas e região já demonstram interesse na disputa de maior apelo popular do interior de Minas Gerais.

Foto: Marcelo PaivaFoto: Marcelo Paiva

A diretoria da Rádio Eldorado, promotora do torneio, e a coordenação, encabeçada por James Carlos Costa, o Caroba, estudam a possibilidade de um aumento no número de participantes da competição, o que poderia beneficiar equipes de cidades próximas a Sete Lagoas, como Cordisburgo, Paraopeba, Caetanópolis, Prudente de Morais, Funilândia, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Cachoeira da Prata, Inhaúma e Fortuna de Minas, dentre outras.

Nos últimos anos a Copa Eldorado tem sido disputada por 16 equipes, geralmente divididas em 04 chaves de 04 times. A partir da segunda etapa, os jogos são eliminatórios, até que se conheça o campeão.

Caso seja regionalizada, a competição poderá ter um número maior de participantes, para permitir que as cidades vizinhas também tenham seus representantes na disputa.

Contudo, a organização e a qualidade técnica, premissas básicas da Copa Eldorado, serão observadas sob todos os aspectos, para que não haja risco de queda no nível do campeonato.

No mês de setembro será divulgada a data da primeira reunião, para que os interessados possam tomar conhecimento da fórmula de disputa e dos outros detalhes pertinentes à edição de 2014/2015.

Ainda não é oficial, mas existe uma possibilidade grande de que a Copa Eldorado tenha seu início confirmado para o final de semana dos dias 06 e 07 de dezembro.


Sem planejamento

A decisão de disputar a 30ª edição da Taça BH de Futebol Júnior foi tomada em cima da hora e serviu para colocar o Democrata em atividade, até porquê, a cidade foi sede do Grupo G do torneio e seria muito ruim, sediando uma chave, Sete Lagoas não ter nenhum representante.

Em parceria com o Pampulha Futebol Clube, de Belo Horizonte, o Jacarezinho fez uma campanha pífia e não somou um único ponto nos três jogos disputados na Arena do Jacaré.

Após perder por 3 x 0 para o Coritiba, na estréia, e ser batido por 5 x 1 pelo Atlético, na segunda rodada, o Jacaré voltou a ser goleado, na última rodada, para o já eliminado Brasília, do Distrito Federal, por 4 x 1.

A classificação final do Grupo G ficou assim:

POSIÇÃO

        TIME

PONTUAÇÃO

VITÓRIAS

SALDO GOLS

Atlético

07

02

05

Coritiba

07

02

04

Brasília

03

00

01

Democrata

00

00

-10


Apesar da péssima campanha, a diretoria do Democrata segue confiante na recuperação do clube no futebol mineiro e o presidente Emílio Vasconcelos mantém o foco na temporada 2015, quando o Democrata vai disputar a Terceira Divisão do Campeonato Mineiro.

Segundo Emílio, há uma possibilidade do Democrata terceirizar o futebol profissional, entregando boa parte das decisões administrativas e esportivas para os dirigentes da capital mineira.

O que se discute nesse momento é a forma como as coisas vêm sendo conduzidas no Democrata, de alguns anos para cá. Ficar parado, sem disputar nenhuma competição é ruim, mas também participar de uma Taça BH, com bom nível técnico, sem nenhum planejamento, sofrendo sucessivas goleadas e sendo ridicularizado, pode não ser um bom caminho.

É preciso ter mais carinho com uma instituição centenária como o Democrata, que tanto e tão bem já representou nossa cidade nos cenários esportivos estadual e nacional. E isso vale para todos: População, empresários, políticos, dirigentes e atletas!


Céu de brigadeiro

O Cruzeiro segue caminhando a passos largos para sacramentar o bicampeonato nacional. Ao bater o Goiás fora de casa por 1 x 0, o time chegou aos 39 pontos e abriu sete de vantagem para o São Paulo, que assumiu a vice-liderança após vencer o clássico com o Santos e contar com a derrota do Corinthians para o Grêmio, fora de casa. O Goiás, por sua vez, estacionou nos 20 e despencou para 13º.

Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe a Chapecoense no sábado, no Mineirão. No fechamento do primeiro turno, o Cruzeiro vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense.

Com o título do primeiro turno assegurado com a maior antecedência na era dos pontos corridos e um roteiro que se repete a cada rodada: Os comandados de Marcelo Oliveira não perdem fora de casa desde a derrota para o Corinthians, em 28 de maio, no Canindé. Aliás, esta foi a última derrota do time em 2014. Já são quase três meses de invencibilidade.

No período, foram sete vitórias (outras cinco na intertemporada nos Estados Unidos) e dois empates. O desempenho foi decisivo para que a equipe se tornasse o único clube campeão da primeira parte do campeonato duas rodadas antes de seu final.

Até então, a maior vantagem do Cruzeiro na ponta do Brasileirão tinha sido de seis pontos para o segundo colocado, diferença registrada na 11ª e 12ª rodadas. O time celeste completou 11 rodadas em sequência na liderança, que foi conquistada pela primeira vez na sexta partida.

Agora a dúvida já não é mais sobre quem será o Campeão Brasileiro em 2014. A discussão passou a ter como tema, em qual rodada o Cruzeiro vai garantir o título, matematicamente. Em 2013, a equipe foi campeã com cinco rodadas de antecedência. Esse ano, entretanto, pelo crescimento de produtividade, a coisa parece mais confortável para a Raposa, que deverá dar a volta olímpica ainda mais cedo.


Ainda bem

Apesar de ter se aproximado do G4 do Brasileirão e já adotar discurso de briga pelo título da competição, o técnico Levir Culpi declarou que o Atlético terá foco total na Copa do Brasil, onde disputa com o Palmeiras, uma vaga na fase de quartas-de-final.

O treinador atleticano disse que pretende levar como prioridade os dois torneios que o time disputa neste segundo semestre e não dará prioridade a um deles.
Ele ratificou que o Atlético chega forte para a competição que nunca conquistou e não costuma ter boa sorte.

No ano passado, a equipe mineira, na época, campeã da Libertadores, caiu ainda nas oitavas de final, para o Botafogo. Menos mal que o Atlético não irá priorizar uma competição em detrimento da outra. Num ano ruim, com a conquista tão somente da Recopa, não daria mesmo pra pensar em abrir mão de nada num momento como esse. O torcedor atleticano quer o retorno do time à disputa da Copa Libertadores da América.




Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos