Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Vale o marketing

A contratação do veterano atacante francês, Anelka, é uma grande incógnita para os atleticanos, pelo menos no que tange à condição técnica do jogador, que tem 35 anos e que não atua profissionalmente desde dezembro do ano passado.

Contudo, do ponto de vista de valorização da marca e do ganho de espaço em manchetes nos maiores veículos esportivos do mundo, o presidente Alexandre Kalil fez mais um gol de placa e voltou a colocar o Atlético na rota dos clubes mais badalados do planeta. 

Também não resta a menor dúvida que a vinda de Anelka tem forte ligação com a presença de Ronaldinho Gaúcho no clube mineiro. Seguramente, o título da Copa Libertadores da América de 2013 também deve ter pesado para a escolha do ex jogador da Seleção Francesa.

Anelka pode ser considerado um jogador bastante rodado no futebol. Nos 18 anos de carreira, vestiu a camisa de 11 clubes: Paris Saint-Germain, Arsenal, Real Madrid, Liverpool, Manchester City, Fenerbahçe, Bolton Wanderers, Chelsea, Shangai Shenhua, Juventus, e West Bromwich. Conforme anunciado pelo presidente Alexandre Kalil, o Atlético será o 12º clube do francês.

Em fim de carreira, o atacante declarou esta semana que espera retomar o gosto pelo futebol. Segundo dados dos portais L’Équipe, Soccerbase e Transfermarkt, Anelka fez 638 jogos oficiais por clubes e marcou 203 gols (média de 0,31). Pela Seleção da França, foram 69 partidas e 14 tentos anotados (média de 0,2). De fato, se não der certo dentro de campo, já terá sido uma tacada de mestre do presidente Kalil, reforçando a condição do Atlético de seguir na rota dos grandes clubes do mundo, com contratações bombásticas de grande repercussão no meio esportivo pelo mundo afora.

Anelka será o primeiro jogador europeu que vem direto da Europa para o Atlético, na história do clube. Petkovic defendeu o alvinegro em 2008, no ano do centenário do clube, mas depois de muito tempo no Brasil. Sem dúvidas, a chegada do jogador mostra ousadia da diretoria e mudança de foco no mercado de negociação.


Falta pouco

Com a vantagem de jogar pelo empate no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro, neste domingo, contra o Atlético, já que teve a melhor campanha na fase de classificação, o Cruzeiro aposta no bom momento vivido pela sua defesa para se sagrar campeão regional depois de duas temporadas de jejum. Se isso acontecer, o time de Marcelo Oliveira vai impedir a quebra de tabu por parte dos atleticanos, que não festejam um tricampeonato estadual desde 1980.

Dos 19 jogos disputados neste ano, sem computar o jogo de quarta-feira contra o Real Garcilaso, a equipe conseguiu passar em branco em dez deles. Inclusive nos dois clássicos com o Atlético. Além do empate sem gols no primeiro jogo da final, as equipes já haviam ficado no 0 a 0 no jogo da primeira fase da competição, que também foi disputado no Independência.

O bom rendimento defensivo é ainda mais acentuado quando a análise se atém tão somente ao Campeonato Mineiro. Nos 14 jogos que a equipe disputou até o momento, só foi vazada em cinco deles e possui a melhor defesa da competição com apenas cinco gols sofridos. O Atlético, por exemplo, levou o dobro de tentos. O time celeste também passou em branco nos dois últimos compromissos da temporada.

Além da vantagem dos números e do regulamento, o time estrelado terá a seu favor o fato de jogar no Mineirão, onde ainda não perdeu na temporada, e contar com o apoio da maioria dos torcedores. Pelo regulamento do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro terá direito a comercializar 90% dos ingressos para a partida de domingo. Na condição de visitante, o Atlético ficará com os outros 10%.


Caiu na real

Após um mau começo de temporada, sob os olhos desconfiados da torcida, o técnico Paulo Autuori parece, enfim, ter caído na real. No domingo passado o Atlético não conseguiu fazer valer o mando de campo no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, ao empatar por 0 a 0, com o Cruzeiro, no Independência. Em desvantagem para ficar com o tricampeonato, já que o rival joga por nova igualdade no próximo domingo, o técnico Paulo Autuori reconheceu publicamente que derrotar o time celeste no Mineirão será "grande desafio" para o alvinegro mineiro.

De fato, vencer o Cruzeiro no Mineirão pode ser considerado bem complicado. O Atlético não venceu o rival no Gigante da Pampulha em nenhuma das três oportunidades que atuou por lá desde quando o estádio foi reinaugurado. Foram três derrotas, duas pelo Campeonato Mineiro de 2013 e um pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.

O time celeste se mostra forte quando atua ao lado da sua torcida, que será a grande maioria no próximo duelo, com apenas 10% de atleticanos presentes. O Cruzeiro está invicto este ano no local, tendo empatado apenas uma vez, pela Libertadores, contra o Defensor, por 2 a 2.

Autuori aposta no histórico atleticano em conseguir superar momentos difíceis para ficar com o título na casa do rival. Contudo, para ter a possibilidade de faturar o terceiro título estadual em seqüência, todos no Atlético sabem que será necessário praticar um futebol ainda não demonstrado na atual temporada.


Sete Lagoas na Colômbia

Após inúmeras coberturas de eventos esportivos em vários países da América do Sul, Europa e África, a equipe do Jornal Notícia, Portal Sete, Jornal Hoje Cidade, Tv Sete Lagoas e Rádio Eldorado marcou presença em Bogotá, na Colômbia. A cidade que tem mais de dez milhões de habitantes, abrigou, na semana passada, a partida decisiva entre Atlético e Independiente Santa Fé, pela quinta rodada (grupo 4), da primeira fase da Copa Libertadores da América.

Foram 04 dias intensos, de muito trabalho e de excelente repercussão em Sete Lagoas, já que foi a única equipe de jornalismo esportivo da região a se deslocar para Bogotá. Cobertura exclusiva requer sempre uma dose de atenção a mais. A nossa viagem, mais uma vez, foi feita em vôo fretado, junto com a delegação do Atlético.

Álvaro Vilaça no Estádio El Campin, em Bogotá, palco da partida entre Independiente Santa Fé x Atlético, pela Copa Libertadores da América. Álvaro Vilaça no Estádio El Campin, em Bogotá, palco da partida entre Independiente Santa Fé x Atlético, pela Copa Libertadores da América.

A Copa Libertadores vai seguir e num futuro próximo, o grupo de comunicação será representado novamente, em outras empreitadas esportivas internacionais. A Rádio Eldorado transmitiu a partida na íntegra, com qualidade de som digital, a exemplo do que já havia acontecido nas partidas decisivas da Copa Libertadores da América de 2013. Novas coberturas internacionais virão. Aguardem!





Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos