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Hospital Municipal passa por melhorias para viabilizar atendimento

O Hospital Municipal Monsenhor Flávio D´Amato, o Hospital Municial, está sendo qualificado para melhorar o atendimento prestado à população sete-lagoana e região. Entre as melhorias está a aquisição de um tomógrafo, um aparelho de Raio-X, além de fazer parte do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde (PGRSS). 

hospitallhospitallAlém disso, o ALERT®, programa que melhora a segurança e o atendimento dos pacientes, também está sendo reativado. Para o programa, os profissionais do HM receberam treinamento durante o mês de outubro, com o objetivo de se prepararem para a utilização do sistema de informatização do setor de urgência e emergência. Aproximadamente 400 funcionários receberam o treinamento que teve a duração de um mês. Em novembro de 2009, o ALERT foi implantado no HM. 

O sistema usado no programa permite a introdução, em tempo real, de toda a informação clínica do paciente, em telas sensíveis ao tato (touch-screen). A ferramenta operacional é destinada a todos os ambientes de prestação de cuidados de saúde, com a capacidade de torná-los completamente livres de papéis. 

Com a implantação do ALERT®, o atendimento se torna mais ágil e seguro com o software, que realiza a classificação do risco por meio do Protocolo de Manchester, que é uma triagem por meio de critérios clínicos utilizado em emergência hospitalar para determinar níveis de urgência de atendimento. 

Dessa forma, os pacientes são tratados de acordo com sua gravidade clínica e não mais de acordo com a ordem de chegada aos pontos de atendimento. Com o ALERT®, também é possível registrar todo o histórico do paciente no sistema, que pode ser acessado por toda a rede de urgência do Estado. 

Outra boa notícia é que para tentar amenizar o problema da falta de leitos no hospital, a Prefeitura Municipal pretende, com o apoio do Estado, construir um segundo andar no HM, ampliando mais 70 leitos de internação. O Sistema de Urgência e Emergência de Sete Lagoas recebe atualmente cerca de 4.500 pacientes por mês. 

Mais um avanço para o hospital é a construção de um local apropriado para armazenamento de resíduos da saúde, por meio da elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). O PGRSS é um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento.

Esses procedimentos objetivam minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. 

“O PGRSS contempla os aspectos referentes à geração, acondicionamento, coleta interna, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como os aspectos relativos à proteção da saúde pública e segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento de resíduos”, explicou Ivana Marques, Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Saúde.


Da redação com informações de Natália Andrade – ASCOM SAUDE



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