Logo

Saiba os cuidados que se deve ter com a hipertensão e como se prevenir

Você sabe quais são as causas da hipertensão e como se prevenir? Popularmente a doença é mais conhecida como pressão alta, ela é considerada crónica e ocorre devido aos altos níveis de pressão sanguínea nas artérias.

O coração de uma pessoa que tem hipertensão necessita de um esforço maior para bombear o sangue corretamente pelo corpo. E isso faz com que essas pessoas tenham um risco maior de sofrerem acidente vascular cerebral (AVC), enfarte aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Segundo o estudo de 2015 Heart Disease and Stroke Statistics (Estatísticas sobre doenças cardíacas e infartos), da American Heart Association, durante a última década pesquisada, em mais de 190 países de 2001 a 2011, a taxa de morte por hipertensão, aumentou 13,2%. Dados extraídos da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

O mesmo estudo ainda revelou que a doença arterial coronariana é a principal causa de morte no mundo, com 17,3 milhões por ano, e que o esperado para 2030 seja mais de 23,6 milhões. A segunda maior causa de morte é a AVC, mesmo com a redução que teve entre 1990 e 2010, o número esperado em 2030 é de 33 milhões. A doença é preocupante e precisa de atenção.

A doença de hipertensão deve ser prevenida e tratada / Foto: Alan JunioA doença de hipertensão deve ser prevenida e tratada / Foto: Alan Junio

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a pressão alta, principalmente os hábitos saudáveis, como atividades físicas com frequência, alimentação balanceada, observando atentamente os níveis de sódio, para que sejam baixos. E esses cuidados podem ser tomados tanto para prevenção quanto para tratamento.

Dentre os fatores que contribuem para o surgimento da hipertensão, estão: obesidade, ingestão de bebida alcoólica, consumos elevados de sal, estresse e também sono insuficiente. Para as pessoas que possuem pressão alta, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece remédios gratuitos através da Farmácia Popular. Para fazer a retirada dos medicamentos, é necessário apenas apresentar um documento com foto, CPF e receita médica dentro do período de validade, que é de 120 dias. E essa receita pode ter sido emitida tanto por um médico do SUS, quanto de alguma outra clínica.


Da redação com Ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks