Logo

Seis dicas de alimentação adequada para desinchar a barriga

É só comer algo a mais que a sensação de barriga inchada e desconforto aparecem. No dito popular a pessoa parece que comeu um boi, por estar se sentindo muito cheia. Na maioria das vezes, a causa desse problema está no que alimentamos ao longo do dia.

Para a nutricionista Cristiane Spricigo, o bem estar anda junto com uma alimentação saudável, rica em fibras e alimentos que auxiliam na digestão.

Foto Ilustrativa: noticias.r7.comFoto Ilustrativa: noticias.r7.com

Veja seis dicas para evitar esse desconforto, e ter um corpo com bom funcionamento:

1- Comer frutas - Uma das frutas mais benéficas ao bom funcionamento do organismo é o mamão. Ele possui as enzimas papaína e quimopapaína, que quebram as proteínas e evitam a constipação. Para eliminar o excesso de sódio do corpo, alimentos ricos em potássio como a banana são uma boa pedida. Outras frutas aliadas do sistema digestivo são o abacaxi, a melancia e o melão. Com função diurética, eles combatem a prisão de ventre, o inchaço, os gases, entre outros problemas.

2- Comer vegetais - Não basta ser colorido, o prato também deve conter os vegetais que auxiliam no bom funcionamento do estômago e do intestino. Abóbora, chuchu, berinjela, abobrinha, cenoura, pepino, tomate, couve flor e brócolis são excelentes opções. Folhas como alface, espinafre, repolho e couve também.

3- Incluir grãos e sementes na dieta - Grãos integrais e sementes, além de nutritivos, são ricos em antioxidantes e fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor. Quinoa, aveia, farelo de trigo, linhaça, girassol, chia e gergelim fazem a diferença na dieta de quem sofre com o inchaço abdominal e são famosos, inclusive, por ajudarem no emagrecimento.

4- Apostar nos chás e sucos - Chás como de hortelã e gengibre têm função anti-inflamatória e facilitam a digestão. Preparar a bebida, associando gengibre, cravo e canela também tem efeitos termogênicos, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de calorias. O mesmo é aplicado para o chá de hibisco.

5- Atenção às proteínas e carboidratos - Vale lembrar que as carnes magras são mais adequadas para evitar o inchaço no abdômen, principalmente os peixes, que tem uma digestibilidade melhor. Também é aconselhável reduzir carboidratos como batata e mandioca, assim como os molhos. Lance mão de opções como azeite e limão para temperar as saladas. Eles são igualmente saborosos e mais saudáveis.

6- Manter uma rotina equilibrada - Com a alimentação correta, as chances de se livrar do inchaço de vez são grandes. No entanto, é importante ressaltar que praticar exercícios e dormir bem são essenciais para ter a qualidade de vida desejada. “O bem-estar é resultado de um conjunto harmonioso de fatores. A dieta adequada faz diferença, mas vale ter em mente esse conjunto” completa a nutricionista.


da redação com O Tempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks