Logo

Agentes de Endemias e de saúde são homenageados pelo trabalho na comunidade

No mês em que se comemora em todo o País, o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), 4 de outubro a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde realizou uma comemoração em agradecimento ao trabalho executado por esses profissionais. 

A comemoração contou com a presença do Prefeito, Marcio Reinado; do vice-prefeito, Dr. Ronaldo João; do Secretário de Saúde e Gestor do SUS de Sete Lagoas, Breno Simões; da Coordenadora da Atenção Primária, Sueli Lacerda e da Coordenadora de Vigilância e Proteção à Saúde, Bianca Santana.

Agentes em almoço de celebração / Foto: DivulgaçãoAgentes em almoço de celebração / Foto: Divulgação

“Temos muito a crescer e a fazer para sermos referência em saúde, mas isso vem acontecendo de forma esperada. Os casos de dengue diminuíram e o trabalho de todas vocês foi fundamental para que isso acontecesse. Contem conosco, precisamos muito do trabalho de vocês, continuem assim! Parabéns”, felicitou o Secretário Breno.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeitodestacou a importância destes profissionais na redução drástica nos casos de Dengue. “Vocês foram e são muito importantes. Graças a vocês a dengue está controlada em Sete Lagoas. Saibam que vocês são valorizadas pelo que são e pelo que fazem, continuem assim”, parabenizou.

O Prefeito Marcio Reinaldo também falou para os agentes. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje, fico feliz em saber que Sete Lagoas tem uma equipe a altura para combatermos essas endemias. É muito importante que estejamos unidos. Vamos fazer de Sete Lagoas a melhor cidade em saúde, temos condições para isso. Parabéns a todos vocês”, cumprimentou.

Os ACS estão inseridos no programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) que integra o modelo assistencial da Atenção Primária, porta de entrada no que se refere ao atendimento nos serviços de saúde. Em Sete Lagoas, a Prefeitura conta com 45 equipes de Saúde da Família. Um ACS é responsável por até 750 pessoas em uma determinada micro área.

Os Agentes de Endemias integram as ações do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria de Saúde e atuam no trabalho de campo no combate a doenças, como dengue e leishmaniose, por exemplo. Na organização das atividades de campo, o agente é o responsável por uma zona fixa entre 800 a mil imóveis, atuando na identificação de focos do mosquito transmissor da Leishmaniose e Dengue, destruindo e evitando a formação de criadouros, impedindo a reprodução de focos e orientando a comunidade com ações educativas.

Assim como os ACS, os ACE realizam visitas às residências atuando nas ações de Educação em Saúde e conscientizando a população sobre as formas de prevenção às doenças.


Com informações ASCOM Saúde.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks