Menu

Sociedade Mineira de Pediatria realiza Jornada de Atualização em Amamentação

O aleitamento materno é apontado como um dos principais fatores para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Anualmente, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) promove a “Jornada Mineira de Atualização em Amamentação”, com objetivo de preparar profissionais e acadêmicos da área de saúde para estimular a prática entre mães e famílias. A Jornada chega a sua décima edição e acontece nos dias 22 e 23 de agosto, no Auditório do Hotel Financial, Centro de Belo Horizonte.

Foto: www.portaldicas.netFoto: www.portaldicas.net

O último estudo nacional que avaliou a situação do aleitamento materno no Brasil foi realizado em 2008 e mostrou que aos 11 meses de idade metade das crianças brasileiras já não era mais amamentada, variando de acordo com cada região do país. Em Belo Horizonte, a média encontrada foi de 10 meses. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza essa prática até pelo menos dois anos de idade, sendo que nos seis primeiros meses de vida o aleitamento materno deveria ser exclusivo, ou seja, o bebê receberia apenas leite materno, sem qualquer outro alimento, como água, sucos, comida, leite de vaca, dentre outros.

De acordo com o pediatra Roberto Chaves, membro do Comitê de Aleitamento Materno da SMP, o leite humano possui benefícios de ordem nutricional e também imunológica. A criança que amamenta tem menos probabilidade de contrair doenças infecciosas, principalmente respiratórias e gastrointestinais. “Além disso, há melhor desfecho dos quadros infecciosos quando são contraídos”, diz Chaves, que ainda comenta: “especialmente para os prematuros, o leite humano possui um papel fundamental na redução do risco de doenças e de morte”.

Uma boa alternativa para as mães com dificuldade de amamentar são os Bancos de Leite Humano (BLH). Atualmente, em Minas Gerais, existem 12 BLH e 27 postos de coleta de leite humano. Estes últimos são unidades geralmente localizadas em cidades onde a necessidade de um BLH não se justifica devido ao maior custo e complexidade. O leite coletado é enviado ao BLH mais próximo para pasteurização e, posteriormente, é reenviado ao posto de coleta.

Semana Mundial da Amamentação

A primeira semana de agosto é sempre dedicada à Semana Mundial da Amamentação, que em 2014 tem como tema “Amamentação: uma vitória para toda a vida!”. O slogan informa que o ato de amamentar significa benefícios em longo prazo, tanto para a criança, quanto para a mãe. “Há evidências de que o aleitamento materno reduz o risco de doenças na vida adulta como a obesidade, o diabetes, a dislipidemia e até algumas neoplasias”, explica Chaves. Segundo ele, crianças amamentadas até pelo menos nove meses apresentam melhor performance escolar, refletindo um melhor desempenho cognitivo. Já as mães que amamentam apresentam menor chance de desenvolverem diabetes tipo II, câncer de mama e de ovário.

Na X Jornada Mineira de Atualização em Aleitamento Materno serão oferecidas para os participantes palestras e mesas redondas que vão tratar esses e outros assuntos ligados ao aleitamento materno. A expectativa é que 120 pessoas, entre profissionais de saúde, acadêmicos e demais interessados no tema, participem do encontro.

Programação:

Sexta-feira (22-08)

8h às 8h15: Abertura - Raquel Pitchon dos Reis (Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria) e premiação Defensor do Aleitamento Materno em Minas Gerais

8h15: Semana Mundial de Amamentação: “Amamentação: um ganho para toda a vida” – Luciano Borges Santiago (Pediatra – Prof. UFTM/UNIUBE)

9h às 10h: “Programação Metabólica Fetal e Neonatal” – Joel Alves Lamounier (Pediatra – Prof. UFSJ)

10h20 às 11h10: “Fisiologia da Lactação: Aspectos Práticos” – Suzana Lopes de Melo (Enfermeira especialista em Aleitamento Materno - Uberaba)

11h10 às12h10: “Respiração Bucal e Amamentação” – Pedro Pileggi Vinha (Odontologista especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial)

14h às15h30: Mesa redonda: “Controvérsias em amamentação”
Moderadora: Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana (UFMG)
- “Uso de chupeta e aleitamento materno” – Pedro Pileggi Vinha (Odontologista especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial)
- “Uso de absorventes, conchas, protetores de mamilos e lanolina pela nutriz” – Luciano Borges Santiago (Pediatria – Prof. UFTM/UNIUBE)
- “Ganho de peso no lactente em aleitamento exclusivo” – Elaine Alvarenga de Almeida Carvalho (Pediatra – Profa. UFMG)


15h30 às16h30: “Boas Práticas no Parto e Aleitamento Materno” – Edson Borges (Obstetra, Hosp. Sofia Feldman/BH – Consultor Rede Cegonha MS)
17h15 às18h15: “Casos Clínicos em Situações Especiais” – Vânia Olivetti Steffen Abdalla (Neonatologista - Profa. UFU)

Sábado (23-08)

8h às 9h: “Rede Cegonha como Instrumento de Proteção ao Aleitamento Materno” – Nanci Gusmão (Pediatra – Referência Técnica da Comissão Perinatal SUSBH)

9h às10h: “Como Manter o Aleitamento Materno até os Dois Anos com a Mulher no Mercado de Trabalho?” – Roberto Gomes Chaves (Pediatra - Prof. Universidade de Itaúna)

10h20 às 11h15: “Sexualidade e Aleitamento Materno” – Aline Melo de Aguiar (Psicóloga – Educadora Perinatal)

11h15 às 12h30: Mesa Redonda: “Casos Clínicos – Manejo do Aleitamento Materno nas primeiras 24 a 48horas”
Moderadora: Ana Luiza Diniz Durães Pereira (Pediatra - UFMG)
- Visão do Obstetra - Edson Borges (Obstetra – Consultor Rede Cegonha MS)
- Visão da Enfermagem - Iêda Ribeiro Passos (Enfermeira do Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares)
- Visão do Pediatra - Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana (Neonatologista – Profa. UFMG)
X Jornada Mineira de Atualização em Amamentação
Local: Auditório do Hotel Financial – Av. Afonso Pena,
Data: 22 e 23 de agosto de 2014

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento. Outras informações no site da SMP (www.smp.org.br) e pelo telefone (31) 3224-0857.

Ascom SMP



Publicidade

+ Saúde

Sábado (23) tem Dia D de conscientização contra o Aedes aegypti em Sete Lagoas

Sábado (23) tem Dia D de conscientização contra o Aedes aegypti em Sete Lagoas

Nos próximos dias 22 e 23 de março de 2024 Sete Lagoas realiza a maior operação de conscientização contra o Aedes aegypt...

Anticoncepcional masculino em Gel mostra 99% de efetividade em testes

Anticoncepcional masculino em Gel mostra 99% de efetividade em testes

O anticoncepcional masculino sem hormônios, conhecido como ADAM, foi criado para impedir a liberação de espermatozoides ...

Ministério da Agricultura determina recolhimento de dez marcas de azeite de oliva; veja quais

Ministério da Agricultura determina recolhimento de dez marcas de azeite de oliva; veja quais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tomou uma medida cautelar na sexta-feira, 15 de março, determinando o reco...

Sábado (23) tem mais um Dia D de Multivacinação e Covid-19 em quatro ESFs de Sete Lagoas

Sábado (23) tem mais um Dia D de Multivacinação e Covid-19 em quatro ESFs de Sete Lagoas

Mais uma oportunidade de colocar o seu cartão de vacina e o cartão de vacina dos filhos em dia. No próximo dia 23 de mar...

Prefeitura cria grupos de reabilitação para pacientes com sequelas de chikungunya

Prefeitura cria grupos de reabilitação para pacientes com sequelas de chikungunya

Quem já teve chikungunya sabe: mais do que a febre, a dor de cabeça e o inchaço nas articulações, entre outros sintomas,...

Governo Federal define grupo para discutir sobre uso indevido de telas por crianças e adolescentes

Governo Federal define grupo para discutir sobre uso indevido de telas por crianças e adolescentes

O uso indevido e abusivo de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes tornou-se um te...

Ruído Branco: Um aliado ou inimigo do sono? Esse truque no celular pode ajudar você dormir

Ruído Branco: Um aliado ou inimigo do sono? Esse truque no celular pode ajudar você dormir

Imagine o suave som da chuva batendo contra a janela ou o murmúrio distante de uma cachoeira. Ambos são exemplos de ruíd...

Confira o cronograma do bloqueio contra o Aedes aegypti de 11 a 15 de março em Sete Lagoas

Confira o cronograma do bloqueio contra o Aedes aegypti de 11 a 15 de março em Sete Lagoas

A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - segue esta semana com os trabalhos de combate ...

Sete Lagoas: Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura Centro de Imagens com moderno tomógrafo

Sete Lagoas: Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura Centro de Imagens com moderno tomógrafo

Com a presença do prefeito Duílio de Castro e do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, conse...

Prefeitura inaugura unidade de apoio para hidratar pacientes acometidos por arboviroses

Prefeitura inaugura unidade de apoio para hidratar pacientes acometidos por arboviroses

A Prefeitura de Sete Lagoas segue ampliando o atendimento para a população acometida pelas arboviroses, que são as doenç...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos