Logo

Mais de quatro mil casos de dengue notificados na cidade até a última semana

Apesar da grande mobilização da prefeitura para os casos de dengue a doença não dá trégua e os casos continuam aumentando. Até o fim da última da semana, dados mais recentes da secretaria municipal de Saúde, apontaram 4.095 casos de notificação da doença. Confirmados são 580 casos, do tipo clássico da doença, 91 foram descartados e 3.424 casos aguardam investigação.

Pratos e vasos de plantas ainda são os campeões na proliferação do mosquito / Foto: portalumuarama Pratos e vasos de plantas ainda são os campeões na proliferação do mosquito / Foto: portalumuarama

Apesar de o bairro Santa Luzia ainda ser o maior em notificações 353, nas últimas semanas o número na região diminuiu assim como no Jardim Arizona, Jardim Cambuí, Centro e Canaã. O aumento das notificações no período aconteceu nos bairros Alvorada, 102,Boa Vista 166, Belo Vale I, 109,Interlagos I, 166, Itapoã II, 188, Montreal , 228, Progresso, 206 e Santo Antônio com 148 casos notificados.

Recentemente foi feito na cidade o segundo levantamento anual do índice de infestação predial por larvas do mosquito Aedes aegypti, LIRAa. O resultado mostrou que o município está em situação de alto risco para epidemia de dengue. O índice geral da cidade está em 4,9% demonstrando a presença de larvas do Aedes em quase cinco imóveis a cada 100. 

A maior parte dos criadouros está localizada dentro, ou nos quintais de imóveis residenciais principalmente nos pratos e vasos com plantas. Em segundo lugar as larvas foram encontradas no lixo e em terceiro lugar ralos, piscinas e calhas. Os reservatórios de água e as bromélias continuam com participação importante para elevação do índice de infestação.

As ações da secretaria continuam para conscientizar as pessoas a manterem seus limpos e longe de focos do mosquito. As mais recentes foram: Apresentação de teatro para os pacientes que aguardavam atendimento nas UBS Luxemburgo, Belo Vale, Centro de Saúde Manoa, Centro de saúde Orozimbo Macedo, PA UNIMED, PA EMPREMED; Apresentação do teatro e palestra para os funcionários da Itambé, Auto Forjas e Casa Madre Paulina; Sala de Situação no CAT; Mutirão, sala de situação e atividades lúdicas no bairro Aeroporto.

Outra atitude foi o atendimento a denúncias e orientação em residências com casos de dengue notificados nos bairros Emília, São Pedro, Nova Cidade, Universitário, Santo Antônio, Várzea, Tamanduá, Centro, São Cristóvão, Boa Vista, JK, Kwait, Chácara do Paiva, Canadá, Bela Vista , Nossa Senhora do Carmo, Bernardo Valadares e Condomínio Da Vinci.

Com informações de Ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks