Logo

Leito do São Francisco esvazia após fechamento das comportas de Três Marias

Em Pirapora, e outras cidades do Norte de Minas, o leito do Rio São Francisco está praticamente seco, em decorrência da redução da vazão da Usina de Três Marias. A diminuição do volume de água liberado pelas comportas da represa, determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), criou um cenário de desolação que moradores mais antigos da região afirmam nunca ter visto desde a inauguração da usina, em 1962.

A drástica diminuição do volume do Velho Chico gera danos ambientais, ameaçando a sobrevivência dos cardumes. Também dificulta a navegação e provoca outra apreensão: a possibilidade de comprometer a captação de água para o abastecimento da cidade.

Com o período de estiagem nos últimos três meses a situação piorou. De acordo com o Centro de Climatologia (Climatempo) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), o índice pluviométrico na região de Três Marias no primeiro trimestre foi o pior dos últimos 10 anos, em torno de 150 milímetros, enquanto a média histórica no período varia de 300 a 400 milímetros.

Por conta da falta de chuvas, o reservatório de Três Marias está com apenas 19% de sua capacidade. A ordem do ONS levou à redução da vazão da usina de 500 mil litros por segundo para 250 mil. E o pior ainda está por vir, pois já há orientação para que a partir do dia 15 a vazão passe para 200 mil litros por segundo. 

Buritizeiro, cidade vizinha a Pirapora / Foto: Deborah RossiBuritizeiro, cidade vizinha a Pirapora / Foto: Deborah Rossi

Pirapora , cidade com cerca de 51 mil habitantes, sofre mais com os efeitos da diminuição da vazão de Três Marias por causa da sua localização, a apenas 168 quilômetros da represa. No trecho entre a hidrelétrica e o município, o São Francisco recebe água de apenas um afluente de maior porte, o Rio Abaeté. Outro fator negativo é que, com a vizinha Buritizeiro, o município fica situado acima da foz do Rio das Velhas, um dos principais afluentes da margem direita do Velho Chico. Assim, as chuvas em algumas áreas, como a Região Metropolitana de Belo Horizonte, contribuem para melhorar a vazão do Rio das Velhas e chegam ao São Francisco, mas não beneficiam o município.

Com Estado de Minas



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks