Logo

Projeto de vereador cria parlamento jovem para o exercício da cidadania

O Projeto de Resolução PRE 7/2015, que dispõe sobre a criação do Parlamento Jovem em Sete Lagoas, foi aprovado na Câmara Municipal durante Reunião Ordinária da última terça-feira (14).  

Foto: Roberta LanzaFoto: Roberta Lanza

De acordo com o Projeto, de autoria do vereador Caramelo (PT), a criação do Parlamento tem como objetivo despertar no jovem, com faixa etária entre 15 e 21 anos, a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade. “Também pretendemos com ele integrar com o Poder Legislativo a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania, valores reflexivos e reais para uma sociedade moderna, além de criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista e exercício da cidadania, num processo de contínua aprendizagem”, explicou o vereador. 

A instituição do Parlamento Jovem propicia essa interação de uma forma plena, além de aproximar o jovem e os representantes eleitos por sua comunidade. “Do ponto de vista do exercício da cidadania, o projeto oportuniza a discussão e a sugestão de ações públicas, possibilitando a aproximação da juventude aos conceitos e à prática política, o que consequentemente gera uma sociedade mais consciente e participativa”, acrescentou Caramelo. 

Na prática, o Parlamento Jovem tem caráter instrutivo e visa possibilitar a estudantes do Município a vivência do processo democrático, mediante participação em jornada simulada de trabalho parlamentar, com diplomação, posse e exercício de mandato. “Agora temos que planejar junto a Escola do Legislativo como será estruturalmente a instalação do Parlamento na Câmara. Se Deus quiser, em breve daremos início ao projeto e colheremos bons frutos junto aos nossos jovens”, concluiu. 

Com Ascom Vereador Caramelo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks