Menu

Aécio Neves lança campanha de valorização dos idosos

O governador Aécio Neves lançou, nesta quinta-feira (22), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, campanha de valorização da pessoa idosa, com o objetivo de mobilizar a sociedade para os problemas vividos pela população idosa. A campanha é uma iniciativa do Governo de Minas e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e será realizada por meio da veiculação de filmes e anúncios pelos veículos de comunicação de Minas Gerais.

Representantes de jornais e emissoras de rádios e TVs assinaram termo de compromisso em apoio ao projeto.
A veiculação será gratuita durante a programação das emissoras. Em Minas Gerais vivem 2,8 milhões de idosos, número que corresponde a 14,6% da população do Estado, segundo o IBGE (Censo 2007). Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que 62% dos lares brasileiros são mantidos pelos idosos.

“Acho que essa é uma campanha que tem de ir além das fronteiras de Minas Gerais. E ela tem essa capacidade de que não é muito comum em peças desse tipo. Falo com muita sinceridade, a mim me tocou e me deu vontade de ligar para casa. Acho que todo mundo vai sentir um pouco uma certa cobrança íntima daquilo que não vem fazendo, mas que poderia estar fazendo cotidianamente sem qualquer custo, sem qualquer trabalho a mais. Então, é uma campanha que não é do governo, é uma campanha que os mineiros que estão oferecendo para o resto do Brasil”, afirmou o governador, em entrevista.

Mais atenção

O cantor Zezé di Camargo é personagem de um dos filmes já concluídos. Nele, o cantor interpreta a música “Couro de Boi”, de Diogo Mulero e Teddy Vieira. Presente na solenidade de lançamento, Zezé aderiu à campanha e não cobrou cachê pela sua participação.

“O idoso sente muito mais falta do apoio, do carinho daquelas pessoas que ele tanto ama do que propriamente da questão financeira. Do lado financeiro, tem as entidades filantrópicas, os governos estaduais, federal que têm uma parcela de cuidados com isso, que cuida. Mas eu acho que o maior carinho que o idoso necessita é exatamente por parte dos entes queridos, no caso, principalmente dos filhos”, disse o cantor, em entrevista.

Medalha JK

Durante o evento, o governador condecorou Zezé di Camargo com a Medalha JK, concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Estado. A medalha foi entregue no mês de setembro, em cerimônia realizada em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. O cantor não pôde comparecer à solenidade por problemas de agenda.

Contra o descaso

Além dos veículos de comunicação, a campanha tem a parceria do Banco BMG, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Unimed. Em seu pronunciamento, o governador afirmou que a participação dos parceiros será fundamental para o êxito da campanha que busca combater o descaso e o preconceito contra os idosos.

“Vocês estão honrando as melhores tradições de Minas Gerais e fazendo um dos mais bonitos atos que esse palácio, de tantas histórias, já assistiu”, disse Aécio Neves.

A presidente do Servas, Andrea Neves, afirmou que os idosos precisam de respeito, reconhecimento e gratidão. Para ela, a campanha é uma oportunidade de reflexão sobre as necessidades e problemas enfrentados pelos idosos.

Combate à violência

A campanha também alertará para a necessidade de as pessoas denunciarem violência ou qualquer situação que exponha o idoso a riscos, através do Disque Direitos Humanos - 0800 031 1119. O serviço garante sigilo em relação à identidade da pessoa que der qualquer informação sobre maus tratos.

Os crimes contra idosos estão entre os mais denunciados através do Disque Direitos Humanos. Só perdem para denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, impulsionadas pela campanha Proteja Nossas Crianças, também desenvolvida pelo Governo de Minas e o Servas.

Nos nove primeiros meses deste ano foram registradas 173 denúncias de maus tratos a idosos. No mesmo período de 2008, foram 133, o que aponta um crescimento de 31%.

As denúncias são encaminhadas à Rede de Atenção ao Idoso do Estado, formada por integrantes do Ministério Público, conselhos municipais do idoso, delegacias especializadas, Polícia Militar e Poder Judiciário. A maior parte dos casos é de maus tratos dentro de casa e de violação econômica, quando os familiares usam o cartão bancário do idoso sem que ele saiba. De acordo com o Conselho Estadual do Idoso, a maioria dos casos é resolvida.
O lançamento da campanha terminou com a apresentação de Zezé di Camargo e Luciana Tolentino Zica cantando “Couro de Boi”. Eles foram acompanhados pelo músico Geraldo Almeida ao violão.


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos