Menu

Minas terá campanha pioneira de vacinação contra meningite

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
Para o secretário Marcus Pestana investir em vacinas é primordial para prevenção e promoção à saúde.

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Sociedade Mineira de Pediatria, Associação Médica de Minas e Conselho Regional de Farmácia, entre outras entidades, reuniram-se nesta quarta-feira (21), para alinharem as ações que resultarão na campanha pioneira de vacinação contra a meningite meningocócica C. Minas Gerais será o primeiro Estado a oferecer gratuitamente a vacina, que na rede particular custa em média R$ 150 cada dose. Nesta quinta (22), a partir de 8h30, no auditório da SES (avenida Afonso Pena, 2300), referências técnicas dos municípios da macrorregião Centro serão qualificados para atuarem na campanha, cuja abertura oficial está marcada para 28 de novembro.

A iniciativa, inédita no país, é resultante de um contrato de transferência de tecnologia assinado entre o Governo de Minas e a indústria farmacêutica Novartis, que está transferindo tecnologia para a Funed. Num primeiro momento, serão disponibilizadas 800 mil doses para a imunização de crianças com menos de dois anos de idade - população estimada em cerca de 540 mil crianças. A partir do final de 2010, a Funed passará a produzir a vacina, que deve ser incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional apenas em 2011.

De acordo com o presidente da Funed, Carlos Alberto Pereira Gomes, a produção poderá ser comercializada para outros estados e até países da América Latina. “Minas Gerais dá mais um passo histórico se antecipando ao calendário nacional de vacinação”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana. Segundo ele, investir em vacinas vai de encontro à meta principal do Governo de Minas que é a prevenção e promoção à saúde.

A partir do dia 28 de novembro, as crianças com menos de um ano vão receber duas doses da vacina, sendo que entre a primeira dose e o reforço haverá um intervalo de 60 dias. Já as crianças com idade entre um e dois anos, vão receber uma dose única.

A doença

As meningites são inflamações nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (as meninges). Podem ser causadas por vários microorganismos como bactérias, fungos, vírus e parasitas, além de alguns agentes não infecciosos. A bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) é um dos agentes que causa maior preocupação, por apresentar grande incidência de mortalidade. A infecção pelo meningococo pode manifestar-se de várias formas, o que vai determinar possíveis sequelas.

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, vômitos, prostração e convulsões. A forma mais grave da doença meningocócica, a meningococcemia, manifesta-se como uma infecção generalizada (septicemia) com manifestações hemorrágicas, podendo levar ao óbito em menos de 24 horas.

A transmissão da doença ocorre através do contato íntimo com um portador assintomático ou um doente, ou ainda através do contato direto com secreções respiratórias. O contato íntimo inclui principalmente moradores do mesmo domicílio, pessoas que compartilham com o doente o mesmo ambiente e as que compartilham alimentos, copos e talheres sem higienização.

As meningites ocorrem o ano todo, sendo mais frequentes no inverno ou na estação seca.

André Brant


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos