Menu

Hemominas registra queda no comparecimento de doadores

A Fundação Hemominas convoca doadores de sangue para comparecer em suas unidades. Segundo a instituição, houve queda no número de voluntários em torno de 30% em toda a rede. A Fundação Hemominas possui 19 unidades, em diversas regiões, que fazem coleta de sangue.

Em Belo Horizonte, maior unidade da Hemominas no Estado, foi registrado nos últimos dias queda de 30% no comparecimento de doadores, principalmente aqueles que pertencem aos grupos sanguíneos negativos e aqueles que são do grupo O positivo, estes últimos chegando a 50%.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora tem queda no número de doadores de 20% para todos os tipos sanguíneos. A unidade de Uberaba e Patos de Minas registram menos 50% no comparecimento de doadores. O Núcleo Regional de Ituiutaba apresenta uma redução de cerca de 80% na doação de sangue, desde a semana passada, e o Hemocentro Regional de Governador Valadares apresenta queda de 30%.

Na unidade de Montes Claros, diminuição de 40% de doadores dos grupos O positivo e de 50% no grupo B negativo. O Núcleo Regional de Diamantina contabiliza menos 40%. O baixo comparecimento de doadores pode ser atribuído às mudanças climáticas, como as chuvas e o calor intenso.

Para ser doador, é preciso ter boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenha tido hepatite após os 10 anos de idade e que não tenha doença de chagas. Outros critérios relativos à doação de sangue serão avaliados durante a triagem clínica. O candidato também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.

Também pode ser agendado o horário da doação de sangue, no Hemocentro de Belo Horizonte, pelo telefone 08000-310101. O endereço, horário de atendimento e telefone das demais unidades estão no site da Hemominas. O Hemocentro de Belo Horizonte fica na alameda Ezequiel Dias, 321, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 18h, para doação de sangue.

Mais informações: Fundação Hemominas (31) 3280-7440 e 3280-7455.
 
Agência Minas


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos