Menu

Minas lança curso de inglês e espanhol para taxistas

O governador em exercício Antonio Anastasia lançou, nesta quarta-feira (7), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o curso de capacitação profissional Excelência no Atendimento ao Turista da Copa. O curso, de 60 horas, será ministrado gratuitamente pela Usina do Trabalho, do Governo de Minas, com a proposta de ensinar noções básicas de inglês e espanhol para taxistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As aulas da primeira turma começam ainda este mês.

Anastasia afirmou que a Copa do Mundo de 2014 deve ser entendida como oportunidade para transformar Belo Horizonte em um dos principais centros de turismo do país. Ele disse que Minas tem tradição de hospitalidade e que o curso vai preparar trabalhadores mineiros para atender ainda melhor as pessoas que visitarem o Estado. Segundo Anastasia, os taxistas desempenharão importante papel, uma vez que cabe a eles o primeiro contato com turistas.

“A Copa do Mundo de Futebol é uma janela que se abre para termos Belo Horizonte e Minas Gerais no centro do mapa turístico brasileiro. E devemos ter em mente que o taxista não é apenas um condutor, ele é um verdadeiro guia. Ele orienta, ele sugere, ele é uma referência. Quanto mais preparado e instruído ele estiver, mais o turista será cativado para que volte e volte muitas vezes ao nosso Estado”, afirmou o governador em exercício, em seu pronunciamento.

Selo de qualificação

Este ano, serão atendidos 600 taxistas e para o ano que vem está prevista a abertura de mil vagas. O plano traçado pelo Governo de Minas prevê a ampliação do número de vagas oferecidas ano a ano, de tal forma que os 9 mil taxistas profissionais que atuam na RMBH sejam atendidos até 2013.

De acordo com Anastasia, o Governo de Minas abrirá cursos para atender trabalhadores de outras áreas, como hotelaria, bares e restaurantes e todos os que têm condições de ter correspondência com os turistas que virão para a Copa do Mundo e também para as Olimpíadas de 2016, que deverá ter Minas como uma das sedes das competições de futebol.

“Temos que preparar exatamente os nossos trabalhadores para terem condições de receber bem. Teremos cursos em várias áreas de serviços, todos aqueles que têm condições de interagir, de ter correspondência com os turistas que virão pelo mundo afora, não só na Copa, mas também nas Olimpíadas de 2016.

O curso será dividido em aulas presenciais e não presenciais. Além das aulas de inglês e espanhol, o curso oferecerá módulos nas áreas de qualidade na prestação de serviços e informações turísticas locais. Ao final da capacitação, o taxista passará por uma avaliação e receberá o selo de qualificação para o táxi.

”É um grande esforço do Governo de Minas em favor da questão da Copa do Mundo. Estamos começando a nos movimentar para 2014 em várias frentes e uma dessas frentes, conforme o Núcleo Gestor, é a tentativa de qualificarmos o pessoal que vai trabalhar na Copa do Mundo. Ainda está longe, mas temos que começar cedo”, disse ele.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever a partir da próxima terça-feira (13) em uma das 20 unidades de atendimento ao trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da RMBH. O taxista deve apresentar carteira de identidade, CPF e o registro de condutor.

Estiveram presentes os secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho, de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, o diretor-executivo da Federação das Cooperativas de Transporte de Minas Gerais, Geraldo Osmani de Almeida, além de taxistas de Belo Horizonte.


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos