Menu

Conferência debate os direitos da criança e do adolescente em BH

Cerca de 1.500 delegados de 400 municípios mineiros estão em Belo Horizonte para participarem da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que teve início nesta terça (6) e termina nesta quinta-feira (8), no Ginásio do Mineirinho.

O tema da conferência é “Construindo as diretrizes para a política do plano decenal” que tem como objetivo discutir e propor diretrizes para a política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Além disso, serão definidos os delegados que participarão da VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em dezembro próximo, em Brasília.

Maurick Costa Soares, 15 anos, participa pela primeira vez de um encontro estadual. Ele foi eleito delegado para representar a cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. “Fui eleito para participar desse grande debate e levar a voz e a vontade dos jovens”, contou o adolescente. Além de Maurick, outros 350 adolescentes participam dos três dias de debate.

Durante a abertura, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Fernanda Martins, ressaltou a importância do evento. “Temos um longo percurso na garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes, mas é em encontros como este que podemos ouvi-los e proporcionar um futuro melhor para eles”, concluiu.

Para encerrar a solenidade de abertura, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, falou sobre o posicionamento do Governo de Minas em relação às crianças e os adolescentes. “É prioridade do Governo do Estado elaborar políticas e programas para as nossas crianças e adolescente. Só em 2009, são R$ 30 milhões aplicados por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Pró-Criança”, explicou.

Agostinho Patrús Filho falou ainda sobre ações desenvolvidas pelo Governo de Minas e que são referência para outros estados. “Programas como o Poupança Jovem que ajuda na redução da evasão escolar e a taxa da criminalidade no estado levam novas oportunidades para os adolescentes. Estamos, também, equipando todos os conselhos tutelares do Estado para facilitar o trabalho e garantir um futuro melhor para nossas crianças”. O Poupança Jovem beneficia hoje cerca de 30 mil jovens. Até 2009, serão 50 mil.

Plano de enfrentamento à Violência

Nesta quarta-feira (7) será lançada a versão revisada do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais. Fernanda Martins ressalta que, além de servir como suporte para a discussão no encontro, o plano vai render muitos frutos. “Queremos incentivar cada um dos participantes a levarem o plano às suas cidades para que eles elaborarem um novo plano municipal”.

Apresentação do Valores de Minas

O aprendizado por meio da brincadeira foi o tema da apresentação do Valores de Minas realizada nesta terça-feira (6) na abertura da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.

A apresentação mesclou dança e poesia. “Com a dança, enviamos a mensagem sobre a possibilidade do aprendizado por meio da brincadeira para as pessoas que estavam ali para pensar sobre as crianças e adolescentes”, disse Bete Arenque, coordenadora de dança e circo do Programa Valores de Minas. Ela responde pela coreografia, criada especialmente para o evento.

Durante a performance, os jovens encheram e estouraram balões. A encenação contagiou a plateia, que também tinha recebido os balões e os estourou junto com os jovens que estavam no palco. “Acabou tudo numa grande brincadeira”, disse Bete Arenque. Sessenta alunos do módulo Multiplicadores participaram da apresentação.

O Módulo Multiplicadores é oferecido pelo Valores de Minas, programa do Servas e Governo de Minas, a jovens que já fizeram o módulo inicial. A cada ano são abertas 70 vagas, ampliando as oportunidades de crescimento para os estudantes, que podem atuar como monitores, tornando-se multiplicadores de sua experiência em suas escolas e comunidades.

A VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Agência Minas


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos