Menu

Médico francês aprova sistema de emergência de Minas Gerais

BELO HORIZONTE (22/09/09) - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência francês, o primeiro do mundo, tem muito que aprender com os sistemas de urgência e emergência implantados em Minas Gerais. Quem diz é o médico Miguel Martinez Almoyna, um dos responsáveis pela criação do serviço em Paris e em grandes cidades nos cinco continentes. Ele esteve em Montes Claros e Belo Horizonte para conhecer de perto os sistemas do Estado. Do Norte de Minas, levará uma boa impressão. “Eu vi o Samu mais avançado do mundo”.

O elogio foi dito diretamente ao secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana. Os dois se reuniram nesta terça-feira (22), em Belo Horizonte, para acertarem as bases de uma cooperação técnica na área de emergência entre Minas Gerais e o Estado francês da Normandia. No Samu Norte, Almoyna gostou, principalmente, do trabalho na atenção primária e do modo como estão interligados os pequenos postos de saúde e os grandes centros hospitalares. “Gostaria de levar essa experiência ao meu país”.

A avaliação do francês servirá de estímulo, segundo Pestana. “Para nós é extremamente positivo ver nosso trabalho ser bem avaliado por uma das maiores autoridades em saúde do mundo”, diz. O secretário ressalta que a visita de Almoyna reforça que o Estado segue o caminho certo na construção de um sistema de urgência e emergência. “Ouvir que Minas Gerais desempenha um papel melhor na atenção primária que a França é muito gratificante”.

Almoyna também deixará boas ideias por aqui. A forma de regulação por macrorregionais que o Estado quer implementar nos próximos anos se baseia no sistema francês, do qual Almonya é um dos mentores. Atualmente, Minas só conta com o Samu Macrorregional do Norte, cuja central de regulação se localiza em Montes Claros. O médico orientará na aplicação do mesmo modelo nas regiões Central e Centro-Sul de Minas.

O intercâmbio com a França renderá outros ganhos para o Estado. O país tem muito a mostrar em relação ao atendimento em casos de catástrofes e atentados. Nos últimos anos, os sistemas europeus avançaram muito nessa questão, devido, sobretudo, às ameaças terroristas. As informações serão úteis para Minas, já que o Estado, por ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014, receberá milhares de turistas.

Regulação

As primeiras orientações do francês foram feitas diretamente aos médicos e profissionais de saúde. Nessa segunda-feira (21), em Montes Claros, Almoyna apresentou a palestra “O Papel da Regulação Médica na Urgência e Emergência”. O mesmo tema foi abordado nesta terça-feira (22), dessa vez para os médicos de Belo Horizonte.

A regulação é a forma como são organizadas as saídas de ambulâncias e equipes médicas. Quanto mais ágil, mais rápido o atendimento chega aos necessitados e maiores são as chances de vidas serem salvas. Almoyna é considerado um dos grandes pensadores de regulação de urgência. Além do sistema empregado na França, ele ajudou a montar os utilizados na China, Marrocos, Vietnã, Argélia, Tunísia e África do Sul.

Samu Mineiro

O Samu Macrorregional do Norte de Minas, que tanto chamou atenção do médico francês, engloba 86 municípios do entorno de Montes Claros. Começou a funcionar em abril deste ano, quando o secretário Marcus Pestana anunciou o investimento de R$ 50 milhões e a compra de 38 ambulâncias. “Estamos avançando naquilo que é considerado o calcanhar de Aquiles do SUS, que é o atendimento de urgência e emergência”, disse o secretário na época.

Outras regiões do Estado se preparam para receber o sistema. A próxima será a região Central, cuja inauguração está prevista para janeiro de 2010. O Samu desta macrorregião atenderá Belo Horizonte e outras 106 cidades. Para sua implantação, o Governo de Minas, o governo federal e as prefeituras investirão aproximadamente R$ 90 milhões.

Para a região Central, estão previstas a aquisição de 94 ambulâncias e a contratação de dois mil profissionais de saúde. Representantes dos hospitais, das prefeituras e do Governo do Estado criaram, na semana passada, o Comitê Gestor Regional de Urgência e Emergência, cujo objetivo e gerir os recursos e acelerar o processo de implantação.

Outras áreas do Estado também terão o serviço unificado. A terceira será a Centro-Sul, cujo processo de organização começa a sair do papel. Segundo a Coordenadoria Estadual de Urgência e Emergência, os gestores médicos e os representantes municipais estão estudando as possibilidades e os custos de se instalar um sistema de atendimento emergencial que englobe todos os municípios.

O objetivo do Governo de Minas e levar o serviço para todo o Estado. Para isso, será preciso que a experiência do Norte de Minas e da região Central seja criada em mais cinco macrorregiões.
 
Agência Minas


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos