Menu

Detran/MG realiza ações para evitar acidentes de trânsito

Valores e produtos tipicamente de Minas Gerais, como o queijo, a cachaça, o futebol, a música, o artesanato, o desenvolvimento e até mesmo o sotaque fazem parte da campanha publicitária lançada nesta segunda-feira (21) pelo Detran/MG, com a perspectiva de sensibilizar a população mineira a reverter as estatísticas de acidentes de trânsito. Além da campanha, que se estenderá por toda a semana, incluindo blitze educativas e distribuição de material explicativo, o Detran/MG anunciou o lançamento do curso a distância para capacitação de educadores de trânsito e da Prova Eletrônica de Legislação para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O elevado número de acidentes de trânsito ocorrido em estradas e vias urbanas do Estado, que de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano resultou no encaminhamento de 10.120 vítimas ao Pronto Socorro do Hospital João XXII de Belo Horizonte, teve destaque no evento. “Isso tem que mudar”, afirmou o chefe do Detran/MG, Oliveira Santiago Maciel, na abertura de seu discurso, parafraseando o slogan da campanha publicitária elaborada pela equipe de Projetos Especiais da Rede Minas de Televisão. “O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de mudança de cultura, e através do enaltecimento dos valores e costumes com os quais o mineiro se identifica, mostrar que o mesmo adjetivo pode ser motivo de orgulho ou de vergonha, dependendo da forma como é aplicado”, explicou Oliveira Maciel.

Mudança de comportamento

Na avaliação do delegado, somente a educação para o trânsito pode mudar comportamentos, estabelecendo uma relação mais cidadã entre motoristas, passageiros e pedestres. Ele ressaltou a importância da iniciativa do órgão de trânsito mineiro, que se antecipou à recomendação feita pelo Conselho Nacional dos Detrans ao eleger 2009 como o Ano Nacional de Educação para o Trânsito. Além das peças gráficas, como banners, cartazes e adesivos, que serão distribuídos para entidades e a população durante blitze educativas, inserções publicitárias serão veiculadas na programação da Rede Minas de Televisão, emissora parceira na iniciativa.

“A experiência nos mostra que quando crianças e adolescentes abraçam uma causa, os resultados são extremamente favoráveis. Por isso não poderíamos nos furtar à convocação feita pelo Detran/MG e somarmos esforços nesta iniciativa”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, citando como exemplo o envolvimento deste público na luta pela preservação do meio ambiente e contra o tabagismo. A rede pública estadual atende um total de 2,5 milhões de crianças e adolescentes.

Viabilizado por meio de uma parceria firmada entre o órgão de trânsito com o Senac Minas e a Prodemge, o curso online dará oportunidade aos orientadores de terem acesso a um conteúdo educacional de alta qualidade pela internet. Além da absorção de informações sobre experiência no trânsito como parte integrante de suas vidas, os educadores poderão utilizar-se da metodologia, participando de debates sobre o tema. Educação no trânsito, conforme explicou a secretária Vanessa Pinto, não é uma disciplina curricular, é matéria transversal. Ou seja, o conteúdo integra diferentes disciplinas.

Inovação tecnológica

Outra novidade divulgada durante a abertura do evento foi a de que, a partir de outubro, os candidatos à CNH poderão contar com mais comodidade e rapidez para retirar o documento em Minas Gerais. A prova de Legislação de Trânsito poderá ser feita pelo computador. Atualmente, a marcação das respostas é feita em um gabarito de papel. Cinquenta e seis bases individuais de atendimento (terminais eletrônicos) serão disponibilizadas no Detran. De um banco de dados com mais de mil questões, o sistema sorteará 30 perguntas. Assim que o candidato terminar a prova, ele saberá o resultado. Inicialmente, o novo sistema atenderá candidatos em oito sessões, sendo três na parte da manhã, três à tarde e dois à noite.

A utilização do meio eletrônico agilizará o processo, possibilitando a implementação de novos horários de provas, ou seja, a expansão do atendimento. A inovação tecnológica deverá reduzir o tempo de espera para a realização do exame, que hoje, com o aumento da demanda, chega a um mês. A marcação da prova continuará sendo feita pela Internet ou nos centros de formação de condutores. O novo modelo deverá ser estendido a todo o Estado. Atualmente, as provas teóricas são aplicadas no auditório do Detran, com capacidade para cem pessoas. Após a inauguração do novo espaço, os exames devem voltar a ser realizados na rua Bernardo Guimarães, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul. Os examinadores passaram por treinamento para saberem lidar com o novo sistema.

Agência Minas


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos