Menu

Belo Horizonte recebe XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
De 22 a 25 de setembro, Belo Horizonte será sede do XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBA). O evento tem como tema principal “mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável”.

Autoridades e especialistas discutirão as relações do tempo e do clima com as ciências agrárias e florestais. Durante os quatro dias, cientistas de renome estarão reunidos para analisar resultados de pesquisas na área de agrometeorologia e seus benefícios para a sociedade.

Estarão em foco nos debates os efeitos do tempo e do clima na distribuição e produtividade da agricultura e da pecuária. As relações entre água, solo, plantas e atmosfera também serão discutidas, bem como os sistemas de monitoramento e previsão agroclimáticos.

Haverá mesas redondas sobre recursos hídricos, agroenergia, mudanças climáticas e  sensoriamento remoto, além de um minissimpósio sobre seca. Ao todo, serão apresentados 440 trabalhos técnicos-científicos, sendo 369 na forma de pôsteres e 71 com apresentação oral. Além disso, serão oferecidos quatro minicursos para os participantes do congresso.

Junto ao XVI CBA, que ocorre no GranDarrel Minas Hotel, será realizada a Expoagro 2009, exposição de equipamentos e produtos relacionados à pesquisa em agrometeorologia, agronomia, meteorologia, hidrologia, irrigaçãoo e drenagem, engenharia ambiental, recursos hídricos, energias alternativas e bioenergia.

Destaque internacional

Durante o XVI CBA, será feito o lançamento das ações de preparação para a XV Sessão da Comissão de Agrometeorologia da Organização Meteorológica Mundial, evento que vai ocorrer na capital mineira em julho de 2010. Será a primeira vez que um país da América Latina irá sediar um encontro da Organização Meteorológica Mundial, entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

O diretor do Setor de Previsão e Adaptação Climática da Organização Mundial Meteorológica, Dr. Mannava Sivakumar, estará em Belo Horizonte de terça a sexta-feira (22 a 25 de setembro) e acompanhará as atividades do XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia.

O XVI CBA é uma promoção conjunta da SBA (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia), da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O local do evento é o GranDarell Minas Hotel, que fica à rua Espírito Santo, 901, Centro de Belo Horizonte.

Para mais informações, a página do evento é www.sbagro.org.br/cba.

Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos