Menu

Uemg abre inscrições para processo seletivo 2010

BELO HORIZONTE (26/08/09) - Entre os dias 1º e 25 de setembro, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) abre as inscrições para a seleção de alunos para 2010. Serão oferecidas 1.890 vagas em 26 cursos, distribuídas em seis cidades de Minas Gerais.

Podem concorrer às vagas todos os candidatos que possuírem o Ensino Médio completo. Os interessados deverão acessar o site www.uemg.br durante o mês de setembro e preencher a ficha de inscrição on-line, que gerará um boleto no valor de R$ 110. Estarão isentos dessa cobrança apenas os candidatos selecionados pelo Programa de Seleção Socioeconômico (Procan), ocorrido em junho deste ano.

No ato da inscrição, o candidato deverá assinalar, entre outros itens, a cidade em que deseja realizar as provas gerais (Barbacena, Belo Horizonte, Frutal, João Monlevade, Poços de Caldas ou Ubá), independentemente da localidade em que seja oferecido o curso pretendido. Encerrado com êxito o procedimento, os candidatos deverão imprimir o comprovante de inscrição, uma vez que este não será enviado pelos Correios.

Provas específicas

Os candidatos que desejam vaga em cursos de graduação oferecidos pela Escola de Música e Escola Guignard, ambas com sede em Belo Horizonte, deverão, antes de proceder às provas gerais, obter aprovação mínima de 60% em testes que confirmem habilidade prévia, respectivamente, em Música e em Desenho.

As condições, datas e conteúdos para as provas de habilidade específica estão previstos no manual do candidato, documento disponível para ser baixado na página eletrônica da Universidade. Aqueles que obtiverem a pontuação mínima exigida seguirão para as provas gerais. Os que não conseguirem atingir a pontuação necessária poderão ainda concorrer a outros cursos assinalados, no momento da inscrição, como curso de 2ª opção.

Provas Gerais

Marcadas para o dia 6 de dezembro, os candidatos irão realizar avaliações de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, além de prova de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês), prova de Literatura Brasileira e Redação, que deverão ser respondidas em período de 4h30min. As provas objetivas terão um total de 54 questões, seis por disciplina.

As obras literárias indicadas para a realização de prova de Literatura brasileira são: Antes do baile verde de Lygia Fagundes Telles; O último conhaque de Carlos Herculano Lopes; e Tempo de delicadeza de Affonso Romano de Sant’Anna.

A classificação final dos candidatos utilizará um sistema de pesos, disponível no Manual do Candidato, que concede maiores notas aos acertos de disciplinas relacionadas ao curso pretendido.

Procan

De acordo com a Lei Estadual n° 15.259/2004, a Uemg reserva 45% de seu total de vagas às categorias socioeconômicas de afrodescendentes e egressos de escola pública (que sejam comprovadamente carentes), indígenas e portadores de deficiência.

Os habilitados na seleção ocorrida em junho deste ano realizarão as provas gerais – e específicas, quando for o caso – e terão direito a concorrer com pessoas de origem socioeconômica semelhante, promovendo oportunidades mais igualitárias no acesso ao Ensino Superior gratuito oferecido pelo Estado. Os candidatos não aprovados entre as vagas reservadas, mas que se classificaram, serão integrados à lista geral de candidatos em função de sua pontuação total.

Cronograma

1° a 25 de setembro: Período de inscrições

26 a 30 de outubro: Período de impressão para candidatos às provas específicas (apenas para cursos da Escola Guignard e Escola de Música).

31 de outubro a 1° de novembro: Provas de habilidades específicas (Escola Guignard e Escola de Música)

7 e 8 de novembro: Segunda fase de provas de habilidade específica (somente Escola de Música)

Até 13 de novembro: Resultado final das provas de habilidade específica

17 de novembro a 4 de dezembro: Período de impressão de comprovante de inscrição para todos os candidatos às provas gerais.

6 de dezembro: Provas Gerais

Até 31 de dezembro: Resultado final

Mais informações: www.uemg.br



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos