Menu

Pela primeira vez na história, uma mulher assume a Chefia da Polícia Civil em MG

Nomeada pelo governador Fernando Pimentel, a delegada-geral Andrea Cláudia Vacchiano é a primeira mulher a assumir a Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

Ela era diretora do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) desde março e substitui a Wanderson Gomes da Silva, chefe da PCMG desde janeiro. Os atos foram publicados na edição desta quinta-feira (19) do “Minas Gerais”, Diário Oficial do Estado.

A nova chefe da Polícia Civil de Minas Gerais tem 47 anos. É delegada desde 1990, quando assumiu a Delegacia de Mulheres em Juiz de Fora. Foi chefe do 1º Departamento, responsável pela Polícia Civil em Belo Horizonte, e teve várias passagens pelo Detran antes de assumir a direção daquele órgão.

Andrea Cláudia Vacchiano, nova chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)/Foto: Agência MinasAndrea Cláudia Vacchiano, nova chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)/Foto: Agência Minas

Andrea Vacchiano ocupou cadeira no Conselho Superior da PCMG também como superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF) e já foi assessora na Secretaria de Defesa Social. Em 2014, foi uma das coordenadoras operacionais do trabalho da Polícia Civil durante a Copa do Mundo e tem no currículo cursos com as polícias de Nova York (EUA) e de Roma (Itália).

Desde o último dia 6, a Polícia Civil tem também um novo chefe-adjunto: é o delegado-geral João Otacílio da Silva Neto, que substituiu a Marcos Silva Luciano, também por ato do governador Fernando Pimentel. O novo adjunto atuou em várias delegacias da Capital e do interior e antes de ser nomeado para o cargo atual era delegado regional em Ipatinga.

O ex-chefe da Polícia Civil, delegado Wanderson Gomes da Silva, através de nota divulgou um agradecimento ao estado. “Neste momento, agradeço ao governador Fernando Pimentel pela confiança em mim depositada ao delegar a honrosa missão de conduzir a nossa gloriosa Polícia Civil. Agradeço, imensamente, a todos os policiais civis e servidores administrativos pelo apoio, pela dedicação e pelo trabalho nesses últimos meses. Essas são virtudes que eu já conhecia e que pude constatar de forma ainda mais ampla: mesmo sem as condições ideais de trabalho, os nossos profissionais se desdobram num esforço diário em favor da nossa instituição e da Segurança Pública em Minas Gerais".

Com votos de sucesso à nova chefe, finalouz a fala, "desejo à minha colega, delegada-geral Andrea Vacchiano, muito sucesso no cargo maior da nossa Instituição. Tenho certeza de que ela tem todas as credenciais para exercer a função e tornar realidade os pleitos já históricos de toda a Polícia Civil de Minas Gerais” agradeceu.

Com Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos