Menu

Veículos abandonados em pátios do Detran serão reciclados em Minas Gerais

Com o elevado número de veículos encostados nós pátios do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) em todo o estado, o Detran-MG e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) assinaram um protocolo de intenções que objetiva desenvolver novas tecnologias para a reciclagem de veículos.

A decisão é inédita na América Latina e está alinhada com a Lei Federal 12.997, conhecida como a Lei do Desmonte, que entrou em vigor em maio deste ano. A legislação regulamenta a atividade do desmonte de peças automobilísticas no país, visando o combate ao comércio clandestino.

De 200 mil veículos que estão apreendidos cerca de 20% não serão recuperados pelos proprietários. Segundo o coordenador administrativo do Detran-MG, Daniel Barcelos, o órgão vai atuar em duas frentes: uma consistirá no credenciamento das empresas interessadas na atividade de desmontagem, e a outra consiste na reciclagem das peças que, segundo a lei, não podem ser novamente comercializadas.

Veículos abandonados no pátio do Detran / Foto Ilustrativa: obahia.com.brVeículos abandonados no pátio do Detran / Foto Ilustrativa: obahia.com.br

A parceria com a Cefet tem como objetivo buscar soluções sustentáveis e desenvolver novos estudos, já que no país não existem empresas especializadas para o serviço.

Peças como cinto de segurança são destruídas manualmente. “Hoje, essas peças são destruídas artesanalmente. O Cefet trará o know how diretamente do Japão, que domina esse tipo de processo, para podermos reciclar este material”, conta Barcelos.

A planta piloto do projeto está prevista para ser finalizada em 2017, até lá, há vários procedimentos legais e tecnológicos para serem desenvolvidos.


Por Tatiane Guimarães com Ascom SEGOV



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos