Menu

Programa Brasil Alfabetizado está com inscrições abertas para coordenadores, tradutores e alfabetizadores

Ainda nesta sexta-feira (4) será divulgado na página do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), acesse AQUI, o balanço geral de inscritos. Segundo o diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, a data foi prorrogada para que mais pessoas tenham a chance de participar do programa.

Alfabetização de adulto / Foto: marciaoliveira.blog.comAlfabetização de adulto / Foto: marciaoliveira.blog.com

Serão oferecidas 5.553 bolsas para alfabetizadores e 925 para alfabetizadores-coordenadores, além de bolsas para tradutores-intérpretes (conforme demanda das turmas). Os interessados em se tornar bolsista voluntário do Programa Brasil Alfabetizado tem até o dia 30 de setembro para fazer a inscrição, nos escritórios regionais do Idene, de 8h as 18h.

A meta desta etapa é alfabetizar 80 mil pessoas nos 258 municípios das regiões dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, Central, Norte e Noroeste de Minas Gerais. É quase o triplo de beneficiados da última edição.

Logo após a fase de inscrição, será feito o processo de seleção/homologação dos bolsistas voluntários aprovados. Em seguida, nos meses de outubro e novembro, inicia-se a fase cadastramento das turmas no Sistema Brasil Alfabetizado (SBA), do Governo Federal.

A formação inicial da rede de formadores está prevista para os meses de novembro, dezembro e janeiro. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2016, com uma carga horária de 10h/aula semanais.

A previsão é que, num prazo de oito meses, os alfabetizados já consigam ter domínio da escrita e da leitura. Cada turma da área urbana deverá ter entre 14 e 25 alunos. Já na área rural o número pode variar de 7 a 25.

Todos os profissionais receberão uma bolsa/auxílio, cujo valor é de R$ 400,00 para alfabetizadores e de R$ 600,00 para coordenadores de turma.


Com Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos