Menu

Marcos Valério cogita transferência para comarca de Sete Lagoas

Há quase um ano preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Nova Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o empresário e operador do mensalão do PT Marcos Valério Fernandes de Souza revelou ter um dom artístico: pintor de quadros. É com essa atividade que ele está reduzindo a pena de quase 40 anos de cadeia imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por sua atuação no esquema de desvio de dinheiro público e compra de parlamentares da base do ex-presidente Lula.

Foto: r7.comFoto: r7.com

Valério já abateu 23 dias da pena com a nova atividade, pois pela lei vigente, o detento que trabalha três dias fica um a menos na cadeia. Ele pinta das 8h às 16h pode dar a destinação que quiser às obras de arte, com direito a comercializá-las ou não, por qualquer valor. Sozinho na cela, conta com TV e rádio e duas vezes por mês, recebe visitas íntimas.

Antes de ir para Nova Contagem, estava preso desde novembro de 2013 na Penitenciária da Papuda, em Brasília, junto com os outros condenados no mensalão. Entre eles, o ex-ministro José Dirceu (PT-SP), hoje em prisão domiciliar, e o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), que ainda está preso. Os advogados pediram a transferência para a Nelson Hungria para que ele pudesse ficar num presídio mais próximo dos familiares e dos defensores. O remanejamento foi autorizado pelo ex-presidente do STF Joaquim Barbosa.

Arte: Cau GomezArte: Cau Gomez

Por ser um dos detentos mais notórios do Estado, existe um temor de que ele possa ser achacado ou agredido. Valério já havia relatado ter sido alvo de extorsão quando passou um longo período no presídio de Tremembé, em São Paulo, em função de prisão preventiva em uma operação da Polícia Federal (PF).

Mesmo com eventual calmaria na Nelson Hungria, Valério teria um plano B para cumprir pena em um presídio menor. Com apenas a Fazenda Santa Clara, em Caetanópolis, registrada em seu nome, ele cogita futuramente pedir transferência para a comarca de Sete Lagoas.


Da redação com Hoje em Dia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos