Menu

Certidão de Registro Civil já pode ser solicitada pela internet em toda Minas Gerais

Muita gente ainda não sabe, mas já é possível solicitar a segunda via de certidões emitidas em todo o Estado pela internet, as horas de espera em cartórios de registro civil podem ser substituídas por poucos minutos em frente ao computador. O serviço já está disponível desde fevereiro, e poucas pessoas se cadastraram.

Foto IlustrativaFoto Ilustrativa

Por meio do site registrocivilminas.org.br, o cidadão solicita a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. A novidade por enquanto só vale para registros a partir de 1985, mas, até o fim do ano, será expandida para documentos desde 1970.

Todos os 1.436 cartórios nos 853 municípios mineiros estão cadastrados no sistema. Significa mais agilidade nos pedidos, principalmente para as pessoas que não moram em sua cidade de Registro. Quem está em Sete Lagoas e precisa de uma certidão de BH pode solicitar por meio do site.

Para quem precisa do serviço, o procedimento é bem simples. Após se cadastrar no site, é preciso pesquisar a certidão, informando a cidade, o ano e o nome. Com a localização do documento, o usuário solicita a via com apenas um clique. O processo é acompanhado por meio do link “pedidos de certidão”.

Além da comodidade para solicitar as certidões, o usuário ainda pode receber o pedido em casa ou retirar no cartório. O custo é de R$ 36,01, variando de acordo com o frete e quando há averbação (alguma observação que altere a certidão, como divórcios). O pagamento é feito por boleto ou transferência bancária.

Em seis meses, haverá expansão da rede com a integração de outros estados que já utilizam o sistema on-line. Assim, em Minas Gerais, será possível solicitar segunda via de certidões emitidas em São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Documentos emitidos entre 1950 e 1960 serão incluídos a partir do ano que vem. O sistema é uma parceria entre a Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais e o Recivil, a partir da criação da Central de Informações de Registro Civil do Estado.

Até o fim do ano, poderão ser solicitadas certidões de ausência, de interdição e de emancipação e transcrições de documentos emitidos no exterior.


Da redação



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos